FALE CONOSCO!
VOCÊ ESTÁ EM: PORTAL CEHMOB » EDUCAÇÃO » PACIENTES E FAMÍLIAS » Ações educativas
EDUCAÇÃO SELECIONE SEU PERFIL:

PACIENTES E FAMÍLIAS

BANER LATERAL

Ações educativas

Promover a educação é um dos pilares do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), principalmente pelo fato da doença falciforme ainda ser pouco conhecida da população em geral.

Além de oferecer estrutura de apoio e acolhimento aos familiares e pacientes com doença falciforme, a partir do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), o Cehmob-MG realiza projetos e atividades educativas para promover a inclusão social e o bem estar dos pacientes e também orientá-los a conduzir melhor o tratamento e a própria vida.

As ações são organizadas e desenvolvidas por um grupo multidisciplinar de profissionais, com o apoio de estudantes, nas áreas de enfermagem, gestão de controle da saúde, medicina, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social.

Projetos

O Cehmob-MG desenvolve constantemente projetos que buscam melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doença falciforme e seus familiares, gerar novos conhecimentos e também compartilhá-los entre os profissionais de saúde.

Clique em cada um dos projetos abaixo para mais informações:

Atividades educativas

  • Educação em Saúde: atividades dinâmicas e interativas, voltadas para os pacientes e familiares, que buscam promover informação e conhecimento sobre saúde e cuidados a partir de oficinas, rodas de conversa e grupos operativos.
  • Brinquedoteca: associa o lúdico, a educação e ações de autocuidado à promoção da saúde integral. É um espaço de acolhimento em saúde pública, complementar ao tratamento dos pacientes, sendo compartilhado entre crianças, adolescentes e familiares.

Atividades na brinquedoteca. Foto: Bruna Carvalho.

Atividades na brinquedoteca. Foto: Bruna Carvalho.

Todas as atividades seguem um cronograma previamente elaborado com a coordenação de profissionais e apoio de estudantes.

Materiais educativos

O Cehmob-MG produz e disponibiliza para consulta online, e na sede da instituição, materiais sobre a doença falciforme, como manuais, livros, cartilhas, CDs e o Protocolo de Atendimento aos Eventos Agudos da Doença Falciforme. Pacientes, familiares, profissionais e estudantes podem pesquisar sobre o tema e tirar dúvidas.

Dentre os materiais produzidos pelo Cehmob-MG, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fundação Hemominas e Nupad, estão:

Call Center

O Call Center do Cehmob-MG (0800-722-6500) é um sistema telefônico gratuito destinado a solucionar desde dúvidas simples até mais urgentes e específicas sobre a doença falciforme e outras hemoglobinopatias. Ele funciona em todo o estado, 24 horas por dia, sete dias da semana e atende tanto à população em geral quanto profissionais da saúde a partir de ligações de telefone fixo.