FALE CONOSCO!
VOCÊ ESTÁ EM: PORTAL CEHMOB » EDUCAÇÃO » PACIENTES E FAMÍLIAS » Atenção ao paciente
EDUCAÇÃO SELECIONE SEU PERFIL:

PACIENTES E FAMÍLIAS

BANER LATERAL

Atenção ao paciente

A Fundação Hemominas é o centro de referência no acompanhamento e tratamento da pessoa com doença falciforme no estado. A parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as prefeituras municipais e o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), estabelecida em 1998, é fundamental para garantir a atenção integral ao paciente a partir do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda, a Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais (Dreminas), em parceria com o Cehmob-MG e outras instituições de saúde, desempenha importante papel social junto às pessoas com doença falciforme.

Hemominas

A Fundação Hemominas é a instituição responsável pelo acompanhamento e tratamento do paciente com doença falciforme em Minas Gerais no nível de atenção secundária à saúde. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar de áreas como enfermagem, fisioterapia, odontologia, pedagogia, psicologia e serviço social.

Esse atendimento integral, aliado ao diagnóstico precoce e ao vínculo constante do paciente com a atenção primária, a partir da rede municipal de saúde para as consultas de rotina, realização de exames e avaliação das especialidades médicas, garante melhor qualidade de vida àqueles que possuem a doença.

A Fundação Hemominas realiza gratuitamente o acompanhamento e tratamento dos pacientes através de 11 unidades regionais no estado:

  1. Hemocentro de Belo Horizonte
  2. Hemocentro Regional de Montes Claros
  3. Hemocentro Regional de Juiz de Fora
  4. Hemocentro Regional de Governador Valadares
  5. Hemocentro Regional de Uberaba
  6. Hemocentro Regional de Uberlândia
  7. Hemonúcleo Regional de Sete Lagoas
  8. Hemonúcleo Regional de Divinópolis
  9. Hemonúcleo Regional de Patos de Minas
  10. Hemonúcleo Regional de Diamantina
  11. Hemonúcleo Regional de Manhuaçu

Atualmente, a instituição atende cerca de seis mil pacientes cadastrados com doenças relacionadas às hemoglobinas, a maioria com doença falciforme.

Fonte: http://www.hemominas.mg.gov.br

Dreminas

A Dreminas foi fundada em 1991 por pais e pessoas com doença falciforme. É uma associação sem fins lucrativos, constituída por amigos, familiares e pessoas com a doença, e tem como meta a organização social dos pacientes. Em parceria com o Cehmob-MG, a Dreminas desempenha importante papel social e contribui para o resgate da cidadania dessas pessoas.

A associação fornece informações, esclarecimentos e orientações sobre a doença falciforme, os direitos e deveres dos pacientes e familiares, e apoio psicológico, além de informar a sociedade em geral.

Por meio dos serviços oferecidos nos ambulatórios dos Hemocentros e serviços de urgências e emergências, a Dreminas busca oferecer recursos humanos, materiais e financeiros que possam auxiliar as atividades assistenciais de orientação e tratamento das pessoas com doença falciforme. Também estabelece parcerias com universidades e convênios com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para estabelecer na América Latina uma cultura de atenção à saúde não medicalizada.

Equipe Dreminas (Jul/2015). Foto: Rafaella Arruda.

Equipe Dreminas (Jul/2015). Foto: Rafaella Arruda.

Endereço Dreminas: Rua Rio Grande do Norte 237, Santa Efigênia. Belo Horizonte, MG. CEP 30150-220.
Telefone (31) 3244-6473/9199-6985
E-mail: dreminas@gmail.com
Source: http://www.dreminas.xpg.com.br/