FALE CONOSCO!
VOCÊ ESTÁ EM: PORTAL CEHMOB » Projetos
[:pt]Projetos[:en]Projects[:] SELECIONE SEU PERFIL:

Projetos

BANER LATERAL

Projetos

O Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) desenvolve projetos que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença falciforme e seus familiares, gerar novos conhecimentos e também compartilhá-los entre os profissionais de saúde. Desta forma, mantém a proposta de promover atenção integral à pessoa com doença falciforme em todo o estado, a partir da informação, educação e apoio assistencial.

As ações e demandas referentes a projetos de extensão, pesquisa e ensino são organizadas, planejadas e executadas pelo Setor de Apoio Administrativo Gestão de Projetos (Sead GPro) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad). Pode propor projeto ao Nupad qualquer pesquisador que busque desenvolver linhas de extensão, pesquisa e ensino vinculadas às áreas de interesse do Núcleo.

Conheça os macro projetos desenvolvidos pelo Cehmob-MG:

Abaixo, a lista de todos os projetos de pesquisa relacionados à doença falciforme e outras hemoglobinopatias cadastrados no Sead GPro (2004-2016). Alguns estão disponíveis na íntegra no formato pdf:

Concluídos:


Em andamento:

  • Avaliação das internações das crianças com doença falciforme triadas pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais em unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde, no período de 1998 a 2012.
  • Avaliação da modulação dos níveis de hemoglobina fetal em crianças com anemia falciforme triadas pelo programa de triagem neonatal de Minas Gerais e acompanhadas no hemocentro de Belo Horizonte da fundação Hemominas.
  • Avaliação do conhecimento do profissional da área da saúde sobre a doença falciforme.
  • Desenvolvimento e avaliação da usabilidade de aplicativo com recurso de avatar para educação de autocuidado dos jovens com doença falciforme.
  • GECO – grupo de educação continuada do projeto “doença falciforme: linha de cuidados na atenção geco – grupo de educação continuada do projeto “doença falciforme: linha de cuidados na atenção primária”.
  • Valor do teste ergométrico na estratificação de risco dos pacientes com doença falciforme.