FALE CONOSCO!
VOCÊ ESTÁ EM: PORTAL CEHMOB » PROJETOS » Saber para Cuidar » EaD
PROJETOS SELECIONE SEU PERFIL:

Saber para Cuidar

BANER LATERAL

EaD

Ciente da necessidade de capacitar os profissionais da educação para a realidade da pessoa com doença falciforme, mas também devido às dificuldades de fazê-lo em um país de dimensões continentais, o projeto realiza as capacitações em EaD (educação a distância). Com uma dinâmica interativa e totalmente voltada para a prática, elas visam fortalecer a capacidade técnica e política dos profissionais no que se refere à doença falciforme, sob a perspectiva da educação para as relações étnico raciais.

Os cursos de EaD “Saber para cuidar: doença falciforme na escola – A diversidade no contexto escolar” e “Ressignificando a doença falciforme – A diversidade no contexto escolar” têm como base a metodologia da problematização, que possibilita ao aluno entrar em contato com uma situação que retrata a realidade, sendo conduzido a refletir sobre ela e indagar sobre o que lhe pareça disfuncional.

Os cursos contam com três módulos de estudos, além do introdutório. São eles:

  • Módulo introdutório: A doença falciforme e seus contornos na história e na atualidade
  • Diversidade no contexto escolar
  • Peculiaridades da doença falciforme no contexto escolar
  • Articulação em redes de apoio
Personagens do Saber para Cuidar EaD.

Personagens do Saber para Cuidar EaD.

  • O curso “Saber para cuidar: doença falciforme na escola – A diversidade no contexto escolar”, direcionado aos servidores estaduais, tem carga horária de 30 horas. O ambiente virtual de aprendizagem é acessado pelo site da Magistra, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores do Estado de Minas Gerais.
  • O curso “Ressignificando a doença falciforme – A diversidade no contexto escolar”, direcionado aos servidores municipais, tem carga horária de 45 horas. O ambiente virtual de aprendizagem é acessado pela plataforma do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed).
Personagens do Saber para Cuidar EaD.

Personagens do Saber para Cuidar EaD.

Ambos oferecem como recursos didáticos infográficos, vídeos, textos, animações, fórum e avaliações. Ainda, estão disponíveis materiais de apoio para impressão, equipe de tutores especializada e monitoria para auxiliar o aluno durante a inscrição e matrícula, nos problemas do acesso às aulas e em outras dificuldades relacionadas ao curso.

Para quem?

O curso EaD é voltado para profissionais estaduais e municipais da educação – profissionais das salas de aula, da direção escolar, dos setores administrativos e logísticos das escolas e órgãos centrais, pedagogos, superintendentes e outros da área.

Como se inscrever

Caso tenha interesse em participar do curso EaD, fique atento às informações em nosso portal e/ou entre em contato pelo nosso e-mail: saberparacuidar@nupad.medicina.ufmg.br.