FALE CONOSCO!
VOCÊ ESTÁ EM: PORTAL CEHMOB » INSTITUCIONAL » CEHMOB » Estrutura
INSTITUCIONAL SELECIONE SEU PERFIL:

CEHMOB

BANER LATERAL

Estrutura

A infraestrutura do Cehmob-MG, em conjunto com o Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), oferece aos familiares e pessoas com doença falciforme:

  • TransporteTransporte – Carros para transportá-los aos locais de exame, consultas, vacinação e casas de apoio municipais e de retorno à rodoviária e demais pontos na região central de Belo Horizonte. No momento da chegada à rodoviária existem funcionários identificados responsáveis pela recepção das famílias e transporte até o Ceaps. O funcionamento é no período da manhã e tarde.
  • BerçárioBerçário – Quartos de descanso, com berços e lençol descartável, e normas de utilização sanitárias para a segurança dos bebês.
  • BanheiroBanheiro – Com banheiras esterilizadas antes do uso. O controle e acompanhamento durante o banho são feitos pela equipe de enfermagem e/ou apoio assistencial.
  • Sala de descansoSala com cadeiras de descanso – Para que todos possam passar o tempo conversando e descansando enquanto aguardam consultas, exames e retorno ao município.
  • CozinhaCozinha – À disposição das famílias em horário definido para o preparo de lanches e mamadeiras para as crianças. Oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde a todos os pacientes e familiares. O almoço é balanceado e nutritivo, baseado em orientações de nutricionista com experiência em triagem neonatal.
  • RefeitórioRefeitório – Para acomodação no momento das refeições.
  • BrinquedotecaBrinquedoteca – Espaço que busca associar o lúdico e a educação à promoção da saúde integral, reduzindo o mal-estar inerente ao processo de diagnóstico e tratamento.
  • Call CenterCall Center (0800-722-6500), para sanar dúvidas.

Além das instalações e serviços de acolhimento, a equipe multidisciplinar do Cehmob-MG oferece diversas atividades educacionais, sociais e de saúde nas áreas de enfermagem, gestão de controle da saúde, medicina, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social. O objetivo do Centro é ser um ponto de apoio e referência, a partir do qual os pacientes possam conduzir melhor o tratamento e a própria vida.

O Setor de Monitoramento do Cuidado (SMC) do Nupad, responsável por acompanhar todas as crianças identificadas como positivas na triagem neonatal, desde a solicitação de amostra junto ao posto de coleta até o agendamento de consultas ambulatoriais, também oferece apoio ao Cehmob-MG ao acompanhar o tratamento da pessoa com doença falciforme, facilitando a organização do Centro de Hemoglobinopatias e a vida do paciente e seus familiares.

Os usuários do Cehmob-MG também podem contar com uma sala de acervo bibliográfico, montada na sede da instituição. Nela há exemplares de todo o material impresso sobre a doença falciforme, como livros, manuais e o Protocolo de Atendimento aos Eventos Agudos da Doença Falciforme, para que os pacientes, familiares, médicos e estudantes possam pesquisar sobre o assunto e tirar dúvidas.

Estão também disponíveis computadores com acesso à internet para que os usuários possam consultar o conteúdo online a respeito da doença falciforme e outras hemoglobinopatias.

Catálogo online PHL