Notícias | A canção inspirada na planta Coração-de-estudante, por Milton Nascimento

| A canção inspirada na planta Coração-de-estudante, por Milton Nascimento |

A canção inspirada na planta Coração-de-estudante, por Milton Nascimento


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



A canção inspirada na planta Coração-de-estudante, por Milton Nascimento

O cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento lançou em 1983 a música “Coração de estudante”, que se tornou um de seus maiores sucessos. A letra da música evoca a liberdade, a fé na juventude e faz referência à planta suculenta Ceropegia woodii, conhecida popularmente como coração-de-estudante, corações-emaranhados ou coração-de-mãe.

A Ceropegia woodii é nativa da África do Sul, mas é muito utilizada como planta ornamental no Brasil. Ela é chamada assim devido às suas folhas em formato de coração, que se encontram em cada nó ou região de brotação.

Segundo a doutora em Botânica Carol Ferreira, essa planta se tornou popular nas redes sociais por ser uma opção de decoração tanto para ambientes internos quanto externos. Além disso, ela é fácil de cuidar e de gerar mudas.

Para cultivar a coração-de-estudante, é recomendado colocar o vaso em um ambiente iluminado, porém sem sol direto, para evitar queimar as folhas. A rega deve ser moderada, ou seja, molhar apenas quando o substrato estiver completamente seco. É possível verificar a necessidade de rega apertando as folhas da planta: se estiverem firmes, está na medida certa, mas se estiverem murchas, é necessário aumentar a frequência das regas.

Essa planta tem um maior crescimento durante a primavera e outono, mas é possível estimulá-la com adubos específicos adquiridos através de sites na internet.

A coração-de-estudante tem um sistema de polinização curioso, em que as flores funcionam como armadilhas para atrair insetos, geralmente moscas. Os insetos ficam temporariamente presos no tubo floral e são liberados cerca de 24 horas depois, durante as quais os grãos de pólen são recolhidos ou depositados pelos insetos.

Suculentas são plantas que têm a capacidade de armazenar água em seus tecidos, seja no caule, nas folhas ou raízes. Essa característica não define um grupo específico na Botânica, pois ela pode ser encontrada em espécies de diversas famílias, inclusive na família dos cactos.

Essas plantas são de fácil cultivo, resistentes e de baixa manutenção. Além disso, a grande variedade de cores e formatos das espécies suculentas faz com que elas tenham um alto apelo ornamental.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes