Notícias | A escalada de tensão entre as Coreias: uma relação em constante deterioração

| A escalada de tensão entre as Coreias: uma relação em constante deterioração |

A escalada de tensão entre as Coreias: uma relação em constante deterioração


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



A escalada de tensão entre as Coreias: uma relação em constante deterioração

Recentemente, as relações entre duas nações asiáticas têm se deteriorado rapidamente, após um breve período de reconciliação. Desde o fim da guerra entre os dois países em 1953, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul permanecem divididas. No entanto, um acordo de não agressão assinado em 2018, mesmo que abandonado no final do ano passado, deu esperanças de um diálogo pacífico.

Infelizmente, os laços entre os dois países voltaram a se enfraquecer devido a diferentes fatores. O cenário geopolítico na Ásia mudou após a guerra na Ucrânia, levando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a formar uma parceria com a Coreia do Sul e o Japão em 2022. Como parte dessa parceria, exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul foram realizados, o que foi considerado uma provocação pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un. Em resposta, a Coreia do Norte aumentou a realização de testes com mísseis, o que resultou em um ciclo de retaliações.

A Coreia do Sul, como resposta às ações da Coreia do Norte, decidiu se retirar do acordo de não agressão de 2018 e retomou a vigilância aérea da fronteira entre os dois países. Com isso, a Coreia do Norte afirmou que não cumpriria mais o acordo e instalou armas na fronteira. O líder norte-coreano ainda declarou que a Coreia do Sul é agora considerada um Estado inimigo.

A situação entre as duas Coreias tem atraído a atenção de outras potências mundiais, como Estados Unidos, Rússia e China, acirrando ainda mais as tensões. Enquanto os Estados Unidos estabeleceram uma parceria militar com a Coreia do Sul, a China, Rússia e Coreia do Norte têm mostrado apoio mútuo constante. Recentemente, os Estados Unidos acusaram a Rússia de usar mísseis fornecidos pela Coreia do Norte em ataques à Ucrânia, alegando um aumento do apoio norte-coreano à invasão russa.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes