Notícias | A expressão peculiar de Isabelle Nogueira, participante do “BBB 24”, conhecida como “amazonês”, viraliza nas redes sociais com seus significados explicados.

| A expressão peculiar de Isabelle Nogueira, participante do “BBB 24”, conhecida como “amazonês”, viraliza nas redes sociais com seus significados explicados. |

A expressão peculiar de Isabelle Nogueira, participante do “BBB 24”, conhecida como “amazonês”, viraliza nas redes sociais com seus significados explicados.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



A expressão peculiar de Isabelle Nogueira, participante do “BBB 24”, conhecida como “amazonês”, viraliza nas redes sociais com seus significados explicados.

O sotaque peculiar da região amazônica tem despertado curiosidade em muitas pessoas, inclusive em participantes de reality shows. No caso do Big Brother Brasil, um colega de confinamento do Amazonas expressou dúvidas sobre as gírias usadas pela participante. Em busca de mais informações sobre o assunto, o G1 conversou com Sérgio Freire, doutor em linguística e professor da Universidade Federal do Amazonas, que explicou que o sotaque, chamado de “amazonês”, é formado a partir de três línguas: Língua Geral Amazônica (Nheengatu), português europeu e português nordestino.

Uma característica marcante desse sotaque é o chiado no som do “s”, que é resultado da influência do português europeu. Sérgio Freire também ressaltou que o dialeto apresenta variações dentro do próprio estado do Amazonas, inclusive na capital, Manaus.

O professor explicou que em Manaus, o “amazonês” é mais comum nas zonas norte e leste da cidade, que têm menor nível de escolarização e, consequentemente, menor uso da variante padrão do português aprendida na escola. Além disso, ele mencionou que há diferenças geográficas nas variações do sotaque no estado.

Para exemplificar, ele mencionou a participante Isabelle, do BBB, que tem um sotaque mais próximo do paraense do que do amazonense, mostrando a influência linguística da região de Parintins, que fica próxima da fronteira com o Pará.

Entre as gírias mais conhecidas do “amazonês” estão termos como “télezé?”, “maceta”, “chibata”, “brocado” e “leso”, que são de uso generalizado no estado. No entanto, podem existir expressões que sejam mais difíceis de entender para os turistas que visitam a região.

O artigo ainda lista algumas dessas gírias, como “de bubuia”, que significa estar descansando sem fazer nada, “chibata no balde”, que é usado para expressar quando algo é muito bom, e “pai d’égua”, que indica algo excelente. Também são mencionados termos como “carapanã” para se referir a mosquitos e “leseira baré” para quando alguém faz besteira ou age de forma lerda.

Isabelle Nogueira, concorrente do programa reality show, foi alvo de comentários sobre seu sotaque. Alguns questionaram se ela realmente fala daquela forma ou se está apenas forçando para ganhar. Em uma conversa com um dos confinados, ela expressou como se sentiu com as críticas. Isabelle, natural de Manaus, é formada em Letras, mas atualmente trabalha como dançarina e influenciadora digital no Amazonas.

Em uma conversa com os outros participantes, Isabelle compartilhou sua história de vida. Ela falou sobre sua infância solitária e a luta da mãe para criá-la. Sua mãe engravidou aos 13 anos e, desde então, tiveram uma vida atípica. Isabelle também compartilhou sua paixão pelo boi-bumbá, que foi transmitida por sua mãe. Ela dança profissionalmente há 17 anos, representando a cultura do povo do Amazonas.

Isabelle atualmente é conhecida como cunhã-poranga do Boi Garantido, um dos bois do Festival Folclórico de Parintins. Ela destacou a importância de levar a cultura de seu povo para todo o Brasil, estando envolvida no festival há 10 anos.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes