Notícias | Abrigo no interior de SP acolhe refugiados afegãos além de palestinos: ‘Solidariedade brasileira em ação’

| Abrigo no interior de SP acolhe refugiados afegãos além de palestinos: ‘Solidariedade brasileira em ação’ |

Abrigo no interior de SP acolhe refugiados afegãos além de palestinos: ‘Solidariedade brasileira em ação’


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Abrigo no interior de SP acolhe refugiados afegãos além de palestinos: ‘Solidariedade brasileira em ação’

Um refugiado afegão que chegou ao Brasil há quatro meses elogiou a recepção e o carinho que recebeu no país. Ele destacou a bondade das pessoas. O projeto que o acolheu recomendou que ele não desse entrevistas para preservar a sua privacidade. Apesar do acolhimento e do esforço em oferecer apoio, todos os refugiados ainda enfrentam medo e preocupações com a família que ficou na guerra.

A ONG responsável pelo projeto, localizada no interior de São Paulo, foi criada para acolher refugiados afegãos, mas já recebeu pessoas do Paquistão, Irã e Venezuela. O projeto oferece acolhimento primário, aulas de português, auxílio na emissão de documentos, assessoria jurídica, cuidados médicos e acompanhamento socioassistencial. A instituição não possui vínculo governamental e busca ajudar os refugiados a recomeçar suas vidas.

A coordenadora do projeto ressaltou que a entidade é parceira do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e recebe pedidos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. A parceria com a ACNUR traz benefícios para capacitações e atividades que envolvam os refugiados. Não há um prazo máximo para que os acolhidos permaneçam no local. Parceiros da instituição auxiliam com aluguel, reinserção no mercado de trabalho e apoio por um ano, podendo ser estendido.

O espaço da instituição no interior de São Paulo possui infraestrutura completa, incluindo prédio administrativo, salas de aula, alojamentos, restaurante, auditório, parquinho, campo de futebol, piscina e horta. A localização exata não é divulgada por questões de segurança.

No último voo de repatriação do conflito entre Israel e o Hamas, brasileiros foram resgatados da Faixa de Gaza e levados de volta ao Brasil. Ao todo, desde o início do conflito, 1.555 pessoas e 53 animais domésticos foram resgatados.

No último voo partindo do Cairo, um grupo de repatriados da Faixa de Gaza embarcou rumo ao seu destino. A região tem sido palco de um conflito entre Israel e o grupo Hamas, e o retorno desses indivíduos para casa é mais uma demonstração da tensão que existe entre as duas partes.

O conflito entre Israel e o Hamas tem sido marcado por episódios de violência e confrontos violentos. Ambas as partes têm lutado por seus interesses e reivindicado suas razões, resultando em uma situação instável e perigosa que afeta diretamente a vida das pessoas que vivem na região.

Os repatriados da Faixa de Gaza, que estavam no Cairo, estão agora retornando em meio a esse conflito em curso. Suas vidas foram impactadas por essa situação e esperamos que seu retorno traga algum alívio e segurança para eles.

O voo de repatriação partiu do Cairo, local onde esses indivíduos estavam abrigados. Agora, eles estão a caminho de casa, esperando encontrar um ambiente mais pacífico e estável, longe dos perigos e das lutas relacionadas ao conflito entre Israel e o Hamas.

Embora o retorno desses repatriados seja uma boa notícia para eles e suas famílias, a situação geral na região ainda é desafiadora. O conflito continua, e é importante que a comunidade internacional continue a trabalhar para encontrar soluções e promover a paz entre Israel e o Hamas.

Enquanto isso, acompanharemos de perto os desenvolvimentos desse conflito e esperamos por um futuro em que esses repatriados e todas as pessoas que vivem na região possam desfrutar de paz e estabilidade duradouras.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes