Notícias | Amapá é certificado como livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação

| Amapá é certificado como livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação |

Amapá é certificado como livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Amapá é certificado como livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação

O Amapá recebeu o reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como área livre da febre aftosa, sem a necessidade de vacinação, em bovinos, bubalinos, suínos e pequenos ruminantes. Essa certificação permite que o estado realize o livre trânsito e comercialização de animais, sem restrições. Além disso, a partir de 2024, o Amapá ficará livre da vacinação contra a doença.

A decisão do MAPA foi anunciada pelo governo do Estado do Amapá e é também reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Atualmente, existem mais de 70 países que são reconhecidos como livres da febre aftosa sem vacinação. Esses países são potenciais mercados para a produção de carne bovina e suína, incluindo o Japão, EUA, México e países da UE. A meta do Brasil é se tornar completamente livre da doença até 2026.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que afeta animais como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Ela causa febre e a formação de úlceras na boca e nos pés. A contaminação ocorre principalmente através do contato entre animais, objetos e veículos contaminados. Embora a doença não seja tradicionalmente fatal para os animais, ela pode causar prejuízos significativos para o comércio da pecuária, devido às restrições na circulação da produção.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes