Ano novo deixa rastro de 145 toneladas de lixo em Rio Branco, revela secretaria

Compartilhe:
Ano novo deixa rastro de 145 toneladas de lixo em Rio Branco, revela secretaria
De acordo com informações da Secretaria de Cuidados com a Cidade, a equipe de limpeza precisará retirar aproximadamente 145 toneladas de lixo dos locais que sediaram as festas de ano novo, atraindo cerca de 60 mil pessoas. Durante uma visita realizada por uma equipe de reportagem, foram flagrados copos, garrafas, latas e restos de comida espalhados pelo chão.
O público que compareceu às festas foi maior do que o esperado, o que contribuiu para um maior volume de materiais descartados. Natalice Cardoso, coordenadora de varrição, acredita que as pessoas até tentam ter consciência em relação à manutenção dos espaços públicos, no entanto, a quantidade de lixo acumulado pode ter sido maior do que a capacidade das lixeiras disponíveis nos locais.
As equipes de varrição estão trabalhando intensamente nesta segunda-feira para limpar os locais. Natalice comenta que a situação é complicada, mas a equipe está comprometida em cuidar dos espaços públicos para que a população possa desfrutá-los novamente. Ela cita pontos turísticos, como a Praça da Revolução e a Gameleira, que precisam ser restaurados. Natalice reconhece os esforços do público em descartar o lixo corretamente, mas devido ao grande número de pessoas, as lixeiras não suportaram a demanda.
Apesar do problema do descarte incorreto de lixo, os catadores de materiais recicláveis veem uma oportunidade para aumentar seus lucros durante as festividades como o Ano Novo. Marcos Gomes, um dos catadores, menciona que conseguiu melhores pagamentos pelos materiais que recolheu na Arena da Floresta. No entanto, ele também se incomoda com a quantidade de lixo deixada pela população nos locais.
Marcos acredita que os organizadores das festas deveriam contratar pessoas para fazer a limpeza dos locais após os eventos. Ele acredita que é falta de responsabilidade das pessoas deixar o lixo para trás, causando danos para a natureza, pois é necessário contratar alguém para fazer a limpeza.