Anvisa retira do mercado mais de 1,2 mil pomadas para cabelo; confira a lista de produtos permitidos

Compartilhe:
Anvisa retira do mercado mais de 1,2 mil pomadas para cabelo; confira a lista de produtos permitidos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de 1.266 pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos devido aos casos de queimaduras e cegueira temporária. Essa medida faz parte de uma série de ações tomadas pela Anvisa após os incidentes ocorridos no início do ano. A proibição tem efeito imediato.
A Anvisa cancelou a venda dessas pomadas que se enquadravam em algumas características, tais como ter a forma física de pomada, possuir o termo “pomada” na embalagem em qualquer idioma, conter 20% ou mais de álcoois etoxilados, já terem sido notificadas durante suspensões anteriores ou serem registradas por empresas com ao menos um produto relacionado a evento adverso grave. Essas pomadas possuem compostos químicos que podem causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele, além de toxicidade pulmonar e neurotoxicidade.
Os incidentes com o uso dessas pomadas já resultaram em mais de 100 pessoas sendo levadas ao hospital com queimaduras nas córneas. Pacientes relataram que o produto escorreu dos cabelos para os olhos durante o banho, causando ardência e queimadura. Algumas pessoas inclusive ficaram temporariamente cegas devido a isso. Um caso em março deste ano envolveu uma manicure que passou dias sem enxergar após utilizar uma pomada modeladora e entrar em contato com a piscina.
A Anvisa não divulgou a lista dos produtos proibidos, mas publicou uma lista atualizada de pomadas seguras para uso.