Notícias | “Beija-Flor surpreende com performance de comissão de frente formada por um pião humano de dez pessoas”

| “Beija-Flor surpreende com performance de comissão de frente formada por um pião humano de dez pessoas” |

“Beija-Flor surpreende com performance de comissão de frente formada por um pião humano de dez pessoas”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“Beija-Flor surpreende com performance de comissão de frente formada por um pião humano de dez pessoas”

Para o desfile de abertura do carnaval de 2024, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis inovou ao trazer uma Comissão de frente composta por 10 jovens engraxates. Essa comissão representou os delírios de Rás Gonguila, o homenageado deste ano. Durante a apresentação, os engraxates se uniram para formar um pião humano em uma estrutura. No final, o protagonista recebeu uma capa com 400 metros de LED, iluminada.

Segundo Thiago Tononi, bailarino do Teatro Municipal, a montagem do pião humano começou pela base, seguida pelo topo e depois pela parte dos demais integrantes que estavam embaixo. A performance captou a vida do homenageado, que começou como engraxate e teve uma transformação marcante ao se reconhecer como descendente de um príncipe etíope, adotando o nome de Rás Gonguila.

A ideia da comissão foi inspirada pelo samba enredo, que faz menção à relação de Rás com o pião. O trecho “Gira, mundo, feito pião que Gonguila de jeito” foi adaptado para criar a comissão de frente.

Rás Gonguila, também conhecido como Benedito dos Santos, era engraxate no centro de Maceió. No entanto, ele se tornou o “herdeiro” do trono imperial de um país africano e fundou o maior bloco de carnaval da cidade. As histórias e realizações de Rás são relatadas por seu amigo e historiador Carlito Lima.

A expressão “Gonguila” foi adotada pelo protagonista por não saber jogar pião. Em Maceió, aqueles que não sabiam brincar com o brinquedo eram chamados de “gongado”.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes