Notícias | Brasil registra queda na aprovação de agrotóxicos em 2023, após sete anos de aumento consecutivo

| Brasil registra queda na aprovação de agrotóxicos em 2023, após sete anos de aumento consecutivo |

Brasil registra queda na aprovação de agrotóxicos em 2023, após sete anos de aumento consecutivo


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Brasil registra queda na aprovação de agrotóxicos em 2023, após sete anos de aumento consecutivo

O governo atual aprovou 555 pesticidas no primeiro ano, o que representa uma queda de 15% em relação ao ano anterior, mas ainda é o terceiro maior número de aprovações desde o início dos registros há 24 anos.

O Brasil viu uma queda no número de agrotóxicos aprovados em 2023, interrompendo uma sequência de sete anos de aumento. Foram liberados 555 pesticidas, sendo a maioria genéricos, ou seja, similares já existentes no mercado.

A aprovação dos agrotóxicos deve ser mais rápida agora, graças a uma nova lei que acelerou o processo de análise e liberação desses produtos. Essa medida foi sancionada pelo presidente Lula no ano passado.

Os dados do Ministério da Agricultura mostram que 365 produtos foram liberados para agricultores, enquanto os outros 190 foram destinados à indústria. Dentre eles, 465 são produtos químicos e 90 são biológicos, com baixo impacto ambiental e voltados para a agricultura orgânica.

Um dos pesticidas aprovados é o Resuris, que foi considerado altamente tóxico para a saúde humana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse fungicida é utilizado nas plantações de milho, soja e amendoim.

A liberação dos produtos é uma decisão conjunta entre a Anvisa, o Ibama e o Ministério da Agricultura.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes