Notícias | ‘Cachorro-do-mato demonstra instinto protetor ao esconder filhotes em buraco durante o dia e buscá-los à noite; confira vídeo’

| ‘Cachorro-do-mato demonstra instinto protetor ao esconder filhotes em buraco durante o dia e buscá-los à noite; confira vídeo’ |

‘Cachorro-do-mato demonstra instinto protetor ao esconder filhotes em buraco durante o dia e buscá-los à noite; confira vídeo’


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



‘Cachorro-do-mato demonstra instinto protetor ao esconder filhotes em buraco durante o dia e buscá-los à noite; confira vídeo’

Todas as mães precisam de uma rede de apoio, inclusive as do reino animal! Recentemente, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foi registrado um belo exemplo disso. Uma mamãe cachorro-do-mato encontrou um buraco abandonado por um tatu-canastra e decidiu deixar seus filhotes lá durante o dia.

O registro foi feito por uma câmera trap do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), pertencente ao Projeto Tatu-canastra. Essas câmeras são camufladas na natureza e acionadas remotamente por sensores de movimento ou sensores infravermelhos.

No primeiro vídeo capturado, podemos ver a fêmea do cachorro-do-mato lutando para esconder os quatro filhotes na “creche do tatu”. Horas mais tarde, durante a noite, as câmeras também registraram o momento emocionante em que a mamãe retorna para alimentar seus bebês.

Segundo o ICAS, é comum que outras espécies aproveitem as tocas abandonadas pelos tatus-canastra por diversos motivos. Além de ser um refúgio térmico, mantendo uma temperatura constante de 24ºC, as tocas também se tornam um excelente recurso de alimentação. Ao cavar a toca, o tatu remexe a terra, fazendo com que insetos apareçam na superfície, sendo uma fonte de alimento para muitas espécies.

Além disso, os buracos profundos das tocas também servem como um esconderijo ideal para animais menores descansarem e se protegerem de possíveis predadores, como é o caso dos cachorros-do-mato. O ICAS já registrou mais de 70 espécies utilizando essas tocas do tatu-canastra. É por esse motivo que a presença desse maior tatu do mundo é tão importante para a fauna, já que suas tocas servem de refúgio para diversos animais.

Apesar de ser uma espécie solitária, o tatu-canastra recebeu o apelido de “engenheiro do ecossistema” devido ao seu papel fundamental na construção de abrigos para outros animais. Sua contribuição é vital para todo o ecossistema.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes