Carnaval de Salvador contará com mais de 100 câmeras de reconhecimento facial e sistema de contagem de público.
Compartilhe:
Carnaval de Salvador contará com mais de 100 câmeras de reconhecimento facial e sistema de contagem de público.
Mais de 100 câmeras de reconhecimento facial serão utilizadas durante o carnaval de Salvador, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Essas tecnologias foram instaladas nos portais de entrada dos circuitos da festa e em pontos estratégicos com o objetivo de identificar pessoas procuradas pela Justiça. Além disso, pela primeira vez, o carnaval contará com a contagem do público.
No carnaval de 2019, as câmeras de reconhecimento facial foram implementadas pela primeira vez em Salvador, e já ajudaram a capturar várias pessoas. Um exemplo disso é o caso de Marcos Vinicius de Jesus Neri, um foragido da justiça que estava vestido de mulher durante o bloco As Muquiranas. Ele era suspeito de um homicídio cometido em 2017, em Lauro de Freitas.
Desde então, mais de mil pessoas foram presas na Bahia com o auxílio dessa tecnologia, sendo que os principais crimes relacionados incluem roubo, homicídio, tráfico de drogas, estupro, feminicídio, estelionato, extorsão mediante sequestro, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, assédio sexual, associação para o tráfico, furto, delitos previstos na Lei Maria da Penha, lesão corporal e dívida de pensão alimentícia.
Além disso, a SSP-BA utilizará as câmeras de segurança nas contagens de público nos circuitos do carnaval deste ano. Ao todo, serão 371 aparelhos instalados, que permitirão a identificação dos locais com maior concentração de pessoas para definir a quantidade de policiais necessários em cada área. Também haverá uma equipe policial responsável por monitorar e rastrear celulares roubados durante a festa, a fim de tentar devolvê-los aos proprietários.
No total, 37 mil policiais militares, civis, técnicos, bombeiros e guardas municipais estarão envolvidos na segurança das festividades em toda a Bahia.