“Carteirinha da Semsa assegura atendimento prioritário a pacientes com fibromialgia”
Compartilhe:
“Carteirinha da Semsa assegura atendimento prioritário a pacientes com fibromialgia”
Em Santarém, oeste do Pará, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está disponibilizando uma carteirinha de prioridade para indivíduos com fibromialgia, conforme determina uma legislação municipal. A fibromialgia é uma síndrome caracterizada pela dor difusa em músculos, ligamentos e tendões.
Para obter a carteirinha, é necessário comparecer à Semsa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com documentos como laudo médico, RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. O documento é emitido em até 10 dias, com validade de cinco anos, requerendo renovação após esse período.
A carteirinha proporciona acesso preferencial em filas de órgãos públicos e privados de Santarém, incluindo atendimentos de saúde e filas de pagamento. Desde 2022, 230 carteirinhas foram concedidas a pessoas com fibromialgia na região.
O secretário de Saúde, Albino Portela, destacou que a fibromialgia é uma condição frequentemente desacreditada devido à sua natureza invisível. Ele ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento disponível nas unidades básicas de saúde para aliviar os sintomas.
A fibromialgia, mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos, é associada a sintomas como fadiga, distúrbios do sono e problemas intestinais. Apesar de não haver uma cura definitiva, o tratamento visa mitigar os sintomas da doença, que muitas vezes causam impactos negativos na saúde mental dos pacientes.