Notícias | Como lidar com problemas cognitivos após Covid-19: Novo tratamento para reduzir sequelas da doença

| Como lidar com problemas cognitivos após Covid-19: Novo tratamento para reduzir sequelas da doença |

Como lidar com problemas cognitivos após Covid-19: Novo tratamento para reduzir sequelas da doença


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Como lidar com problemas cognitivos após Covid-19: Novo tratamento para reduzir sequelas da doença

Uma pesquisa realizada pela Rede Sarah de hospitais de reabilitação identificou que muitas pessoas que se recuperaram da Covid-19 estão enfrentando dificuldades cognitivas, como falta de concentração e memória. Esses sintomas, conhecidos como “névoa cerebral”, têm afetado significativamente a vida diária desses indivíduos.

Para ajudar a combater esses problemas, os pesquisadores desenvolveram uma estratégia de tratamento integrada. A ideia era formar grupos de pessoas que passaram pela mesma experiência e permitir que elas trocassem experiências e se sentissem incluídas. Com base no acompanhamento de mais de 600 participantes, foram realizados quatro encontros em grupo, com duração de uma hora cada. Esses grupos podiam se reunir pessoalmente ou online, e durante os encontros, os pesquisadores ensinaram estratégias compensatórias para lidar com os sintomas.

Essas estratégias incluíam a organização da vida e das tarefas, o planejamento, a divisão em etapas, a criação de checklists e outras práticas similares. O objetivo era exercitar o cérebro e ajudar os pacientes a se adaptarem às dificuldades cognitivas. Após os encontros, os participantes eram incentivados a continuar a reabilitação por conta própria.

Essas dicas de reabilitação eram simples e úteis para qualquer pessoa, independentemente de terem tido ou não Covid-19. Elas envolviam a minimização de distrações, como o uso excessivo do celular, o estabelecimento de metas alcançáveis, a criação de checklists para as tarefas e a conclusão de uma de cada vez, a incorporação de intervalos de descanso e a prática de exercícios físicos leves, como caminhar ou pedalar, que melhoram a oxigenação do cérebro e podem beneficiar a atenção, o raciocínio e a memória.

Na segunda etapa da pesquisa, realizada oito meses após a primeira avaliação, mais de 200 pacientes que seguiram o programa de reabilitação foram avaliados. Quase 70% deles relataram melhorias nas queixas cognitivas, sendo que mais da metade atribuiu a melhora aos encontros em grupo e mais de 60% destacaram o uso das estratégias compensatórias como úteis.

Esses resultados foram publicados em um artigo na revista internacional “Neuroreabilitation”, demonstrando a eficácia desse novo tratamento na diminuição das sequelas cognitivas pós-Covid-19.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes