Compreenda os motivos por trás da diminuição das transações comerciais internacionais na área de Campinas em 2023

Compartilhe:
Compreenda os motivos por trás da diminuição das transações comerciais internacionais na área de Campinas em 2023
Um estudo realizado pelo Observatório PUC-Campinas com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostrou que a Região Metropolitana de Campinas teve uma queda de 2,49% nas exportações e uma redução de 19,7% nas importações em 2023, em comparação com 2022.
Em relação às importações, a diminuição foi atribuída principalmente à redução das compras de agroquímicos e medicamentos. A queda significativa nas importações de bens intermediários sugere uma desaceleração na produção industrial, de acordo com o estudo.
Nas exportações, a redução foi impulsionada por uma queda nas vendas para a China, enquanto os Estados Unidos e os Países Baixos tiveram aumento. Os principais produtos exportados incluíram tratores, medicamentos, automóveis, acessórios de veículos, óleos de petróleo, bombas, compressores, exaustores de ar, pneus e partes de motores.
Os principais produtos importados foram agroquímicos, circuitos eletrônicos, produtos químicos, aparelhos telefônicos, sangue humano e animal, óleos de petróleo e medicamentos. Países como Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Alemanha, Colômbia, Peru e China foram os destinos das exportações da RMC, enquanto a China, Estados Unidos, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Japão, Vietnã, Rússia e França foram os principais países de onde a RMC importou produtos.
De acordo com as análises mais recentes do Observatório PUC-Campinas, prevê-se que em 2024 haverá um leve aumento nas importações e uma queda nas exportações. Essas projeções baseiam-se na série histórica dos dados disponíveis.