Compreendendo o processo eleitoral e o cronograma das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Compartilhe:
Compreendendo o processo eleitoral e o cronograma das eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, existem dois principais partidos: o Democrata e o Republicano. O presidente atual, Joe Biden, pertence ao Partido Democrata e é favorito para concorrer à reeleição este ano. O ex-presidente Donald Trump é do Partido Republicano, mas enfrenta problemas judiciais que podem afetar sua elegibilidade. Ambos os partidos terão processos para escolher seus candidatos. O Partido Republicano terá um processo seletivo no estado de Iowa em 15 de janeiro. Além dos candidatos democratas e republicanos, haverá um terceiro candidato independente chamado Robert F. Kennedy. As pré-candidaturas do Partido Democrata incluem Joe Biden, Marianne Williamson e Dean Phillips. Do lado republicano, destacam-se Donald Trump, Nikki Haley, Ron DeSantis, Vivek Ramaswamy, Chris Christie e Asa Hutchinson. As datas importantes das eleições incluem debates, caucus em Iowa, votação por correio para os democratas, prévias em New Hampshire e primárias na Carolina do Sul.
Nos Estados Unidos, há dois principais partidos: o Democrata e o Republicano. O atual presidente, Joe Biden, é do Partido Democrata e é favorito para ser o candidato nas eleições deste ano. Por outro lado, o ex-presidente Donald Trump pertence ao Partido Republicano e enfrenta problemas legais que podem afetar sua elegibilidade. Ambos os partidos terão processos para escolher seus candidatos. No dia 15 de janeiro, os republicanos de Iowa realizarão um processo seletivo para decidir quem será o candidato do partido.
Além dos candidatos do Partido Democrata e Republicano, há também um terceiro candidato independente chamado Robert F. Kennedy. Nos Estados Unidos, é possível concorrer a um cargo político sem pertencer a um partido. Nas pré-candidaturas do Partido Democrata, destacam-se Joe Biden, Marianne Williamson e Dean Phillips.
No Partido Republicano, os principais pré-candidatos são Donald Trump, Nikki Haley, Ron DeSantis, Vivek Ramaswamy, Chris Christie e Asa Hutchinson. Donald Trump, apesar de enfrentar processos judiciais, ainda é apoiado por grande parte dos eleitores republicanos.
As datas importantes das eleições nos EUA incluem debates, caucus em Iowa, votação por correio para os democratas, prévias em New Hampshire e primárias na Carolina do Sul. É nessas ocasiões que os partidos escolherão seus candidatos para as eleições.
No processo de seleção dos candidatos presidenciais nos Estados Unidos, as primárias e os caucus são etapas cruciais. No estado de Nevada, as primárias do Partido Democrata ocorrerão no dia 8 de fevereiro, seguidas pelo Caucus do Partido Republicano. No dia 24, é a vez das primárias do Partido Republicano na Carolina do Sul. Já no estado de Michigan, haverá votação tanto no Partido Democrata quanto no Partido Republicano no dia 27, embora parte dos delegados republicanos seja escolhida em um caucus posterior.
No dia 5 de abril acontece a tão esperada Super Terça-Feira, com a maioria das primárias de todo o processo eleitoral. Neste dia, diversos estados, como Alabama, Alasca (apenas o Partido Republicano), Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, North Carolina, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, Virginia e Utah, estarão envolvidos no processo de escolha dos candidatos. Posteriormente, no dia 12 de abril, ocorre a escolha em estados como Havaí (apenas o Partido Republicano), Geórgia, Mississippi e Washington.
Em seguida, no dia 19 de março, é a vez dos estados de Arizona, Flórida, Illinois, Kansas e Ohio realizarem seus processos de escolha. Por fim, no dia 4 de junho, ocorre o último dia de escolhas dentro dos partidos.
Entre os dias 15 e 18 de junho, acontece a Convenção Nacional do Partido Republicano na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin. É nesse momento que formalmente os delegados do colégio eleitoral votam para confirmar o candidato. Posteriormente, entre os dias 19 e 22 de junho, é a vez da Convenção Nacional do Partido Democrata, que ocorrerá na cidade de Chicago.
No dia 16 de junho, está programado o primeiro debate entre os candidatos do Partido Democrata e do Partido Republicano. No dia 25, os candidatos a vice-presidente terão a oportunidade de debater. Já no dia 1º de julho, ocorrerá o segundo debate presidencial e, no dia 9, o terceiro e último debate.
A apuração dos votos ocorrerá ao longo do mês de novembro, culminando no dia 6, quando a atual vice-presidente Kamala Harris presidirá a contagem dos votos do Colégio Eleitoral em uma sessão no Congresso e anunciará formalmente o vencedor. Por fim, no dia 20 de janeiro, ocorrerá a posse do candidato vitorioso como Presidente dos Estados Unidos.