Notícias | Conheça a espécie “neotropical” de lontra flagrada se refrescando na Lagoa da Pampulha, em BH

| Conheça a espécie “neotropical” de lontra flagrada se refrescando na Lagoa da Pampulha, em BH |

Conheça a espécie “neotropical” de lontra flagrada se refrescando na Lagoa da Pampulha, em BH


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Conheça a espécie “neotropical” de lontra flagrada se refrescando na Lagoa da Pampulha, em BH

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma lontra se refrescando e se alimentando perto da orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A espécie em questão é a lontra-neotropical, que geralmente é encontrada em rios da América Latina. Embora seja um animal arisco e rápido, avistá-las fora da água é bastante incomum.

Mesmo com a poluição e o esgoto presentes na lagoa, as lontras são resistentes e conseguem sobreviver nesse ambiente. No entanto, no Brasil, elas estão classificadas como “quase ameaçadas” de extinção, e em Minas Gerais, como “vulneráveis”. Isso ocorre principalmente devido ao fechamento de cursos d’água, como as hidrelétricas, e à poluição dos alimentos que consomem.

A presença das lontras na Lagoa da Pampulha é um sinal positivo e mostra que, apesar das alterações feitas pelo homem, o ambiente ainda possui uma certa saúde nos córregos que deságuam na lagoa. A entrada e saída das lontras na lagoa fazem parte do comportamento desses animais, que geralmente se deslocam em busca de alimento e reprodução. A Prefeitura de Belo Horizonte destaca a importância de observar as lontras apenas de longe e nunca tentar se aproximar ou manipulá-las.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes