Notícias | Conheça o talento de Uberlândia por trás do apoio do PL à investigação das urnas

| Conheça o talento de Uberlândia por trás do apoio do PL à investigação das urnas |

Conheça o talento de Uberlândia por trás do apoio do PL à investigação das urnas


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Conheça o talento de Uberlândia por trás do apoio do PL à investigação das urnas

A Gaio Innotech Ltda. foi fundada em 2014 e tem Eder como um dos sócios desde 2017. A empresa possui um capital social de R$ 20 mil e foi selecionada pela Visa para passar uma temporada no Vale do Silício. Eder é graduado em Estatística e atua como professor na PUC Minas. Ele negou ter produzido conteúdo contra as urnas e afirmou que sua empresa apenas forneceu software para análise das urnas. Eder foi alvo de buscas junto com outros suspeitos de produzir desinformação sobre as urnas. A empresa e Eder ainda não se pronunciaram sobre as investigações.

Em uma entrevista coletiva, Valdemar da Costa Neto mencionou a ajuda de um “gênio de Uberlândia” no questionamento das urnas junto ao TSE em 2022, que se descobriu ser Eder Balbino. A investigação da PF encontrou uma conexão entre Balbino e Fernando Cerimedo, que disponibilizou uma pasta com arquivos que alegavam fraude nas urnas brasileiras. Essa pasta havia sido editada por Eder Balbino, o que chamou a atenção da polícia. Além disso, a PF apontou uma conversa em que Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho pede o contato de Cerimedo para Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a operação de busca e apreensão relacionada ao caso e mencionou que a empresa de Balbino colaborou com o relatório produzido pelo Instituto Voto Legal. Segundo a decisão de Moraes, o PL fez um pagamento de R$ 1,2 milhão ao IVL para basear um pedido de anulação dos votos das urnas antigas. A operação resultou em mandados de busca e apreensão, prisões preventivas e medidas cautelares como proibição de contatos entre os investigados e retenção de passaportes.

A operação da PF mira aliados de Jair Bolsonaro e o ex-presidente terá que entregar seu passaporte. Foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. A região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas é o foco das investigações.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes