Contação de histórias para crianças de Valinhos (SP) feita pelo projeto “Cantinho da Leitura”
Compartilhe:
Contação de histórias para crianças de Valinhos (SP) feita pelo projeto “Cantinho da Leitura”
Um projeto chamado “Cantinho da Leitura” realizou apresentações de contação de histórias em escolas públicas de Valinhos, em São Paulo. Além das apresentações, as escolas também receberam a doação de duas estruturas físicas com um acervo de 80 livros de literatura infantil, sendo 10 em braile. A participação das contações de histórias foi gratuita e contou com intérpretes de libras e monitores.
O objetivo do projeto “Cantinho da Leitura” é incentivar a leitura e atividades lúdicas. Cada escola contemplada recebe uma estrutura que permite disponibilizar os livros para as crianças e adolescentes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil destaca a importância do trabalho com a leitura desde cedo e em toda a rotina escolar, especialmente no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação.
Segundo um estudo realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm o hábito da leitura, mas o país perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. Comparado com o Canadá, onde a média é de 12 livros lidos por ano, o brasileiro lê apenas 4 livros por ano, indicando um índice de leitura abaixo da média. Portanto, o projeto “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público dessa prática e do acesso às obras.
O projeto é realizado em parceria com a Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Faço Arth Produções, apoio da Komedi e patrocínio da Comgás. A Comgás, patrocinadora, destaca a importância dessa iniciativa para promover a leitura e envolver os alunos em atividades lúdicas. A empresa acredita no papel das empresas como agentes de transformação da sociedade e vê iniciativas como essa gerando impactos positivos e promovendo o exercício da cidadania.
As estruturas e oficinas do projeto foram entregues nas seguintes instituições de Valinhos: EMEB “Pedro Luíz Rodrigues de Souza”, EMEB “Vice Prefeito Antonio Mamoni”, EMEB “Prefeito Doutor Vitorio Humberto Antoniazzi” e EMEB “Professora Edina Ap Bampa da Fonseca”.