Notícias | Copa Airlines suspende voos para São Paulo com o Boeing 737 Max 9 devido à ordem da FAA

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Copa Airlines suspende voos para São Paulo com o Boeing 737 Max 9 devido à ordem da FAA


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Copa Airlines suspende voos para São Paulo com o Boeing 737 Max 9 devido à ordem da FAA

Na noite de sábado, a Copa suspendeu voos com 21 aeronaves Boeing 737 Max 9 para inspeção, seguindo uma determinação da agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA). A medida não afeta todas as aeronaves desse modelo: a Copa possui 29 Boeings 737 Max 9. A FAA exigiu inspeções “imediatas” em 171 aeronaves Boeing 737 Max 9 de companhias aéreas americanas ou estrangeiras que operam nos Estados Unidos e possuem o tampão de porta. A Copa parou 21 dos 29 Boeings 737 Max 9, enquanto os outros oito continuam voando, inclusive dentro do Brasil e dos Estados Unidos.

A Copa é a única empresa no Brasil operando Boeings 737 Max 9. Nenhuma companhia aérea brasileira possui esse tipo de aeronave. A Gol utiliza Boeings 737 Max 8, que são menores do que os Max 9 e não são afetados pela decisão da FAA.

No caso do incidente da Alaska Airlines, a porta “falsa” foi ejetada durante o voo, causando despressurização a aproximadamente 4.975 metros de altitude. O avião teve que realizar um pouso de emergência em Portland, cerca de 20 minutos após decolar. A bordo, havia 171 passageiros e seis tripulantes, mas felizmente ninguém se feriu. A FAA justificou a suspensão devido ao risco de outras aeronaves apresentarem problemas na porta “falsa”, considerando isso como uma “condição insegura”. A perda da porta de voo poderia resultar em ferimentos aos passageiros e tripulação, impacto da porta na aeronave ou até mesmo perda de controle do avião.

A inspeção nos Boeing 737 Max 9 leva de quatro a oito horas, de acordo com a FAA. O incidente está sendo investigado pelo Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB). No entanto, vale ressaltar que as companhias aéreas brasileiras não utilizam o Boeing 737 Max 9.

O problema ocorrido no voo da Alaska Airlines envolveu uma porta desativada na parte traseira do Boeing 737 Max 9. Essa porta extra existe em todas as aeronaves 737 Max 9 para atender aos requisitos de evacuação de passageiros em caso de emergência, mas não necessariamente está operacional. A porta é utilizada como uma saída de emergência por companhias aéreas que possuem a configuração máxima do Max 9, com 220 passageiros. No caso da Alaska Airlines, que possui menos assentos (178), a saída de emergência fica bloqueada, já que não é necessária devido ao menor número de passageiros a bordo. A porta parece ser uma janela do lado de dentro.






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