Notícias | “Coreia do Norte cancela todos os acordos de cooperação econômica com a Coreia do Sul”

| “Coreia do Norte cancela todos os acordos de cooperação econômica com a Coreia do Sul” |

“Coreia do Norte cancela todos os acordos de cooperação econômica com a Coreia do Sul”


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



“Coreia do Norte cancela todos os acordos de cooperação econômica com a Coreia do Sul”

A Coreia do Norte anunciou a abolição de uma lei que regulamentava a operação turística no Monte Kumgang, um famoso ponto turístico localizado no lado norte-coreano. Essas excursões eram consideradas um símbolo de cooperação econômica entre as duas Coreias, que teve início nos anos 2000. Cerca de 2 milhões de sul-coreanos visitaram o local, porém, em 2008, um turista sul-coreano foi morto por guardas norte-coreanos após entrar em uma zona restrita, o que fez com que o projeto fosse encerrado.

A Coreia do Norte, atualmente, considera a Coreia do Sul como inimiga de guerra, e essa medida de abolição da lei é mais um sinal dessa tensão. No ano passado, Pyongyang já havia interrompido um pacto militar de 2018 que visava reduzir as tensões na região de fronteira entre os dois países.

O presidente sul-coreano, em uma entrevista, chamou essa mudança de política da Coreia do Norte de “extraordinária”. Apesar disso, ele ainda se mostra aberto ao diálogo e inclusive mencionou a possibilidade de uma reunião entre ele e o líder norte-coreano.

Desde que Kim Jong-un assumiu o poder em 2011, a Coreia do Norte tem pressionado para o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos, o que aumentou a tensão com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes