Notícias | Data limite para início da emissão da nova carteira de identidade nacional pelos estados é 11 de janeiro’.

| Data limite para início da emissão da nova carteira de identidade nacional pelos estados é 11 de janeiro’. |

Data limite para início da emissão da nova carteira de identidade nacional pelos estados é 11 de janeiro’.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Data limite para início da emissão da nova carteira de identidade nacional pelos estados é 11 de janeiro’.

O médico André Batista levou seus filhos gêmeos, Júlia e Pedro, de 11 anos, para obter a nova carteira de identidade nacional. Segundo ele, a antiga já estava desatualizada, com uma foto antiga e informações que não correspondiam mais às crianças. Para obter a nova carteira, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento em formato físico ou digital em um dos postos de atendimento no país.

A validade da carteira de identidade nacional para crianças de até 11 anos é de 5 anos, enquanto para pessoas de 12 a 59 anos o prazo é de 10 anos. Acima dos 60 anos, a validade é indeterminada. A nova carteira gradualmente substituirá o RG. A primeira via, tanto em formato papel quanto digital, é gratuita e possui mais itens de segurança. O único número de registro válido em todo território nacional é o CPF, que foi adotado por ser o único número capaz de identificar um cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

Uma das novidades da nova carteira de identidade é a presença de um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e se ele foi roubado ou extraviado. Também foi adicionado um campo para uso do nome social. Na versão digital, é possível incluir outros documentos como a carteira de habilitação, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional.

O prazo para os estados começarem a emitir a nova carteira de identidade nacional encerra em 11 de janeiro. Com a adoção desse documento nacional, será mais difícil para as pessoas praticarem falsidades ao tentar obter identidades em diferentes estados. Além disso, a introdução da biometria tornará ainda mais difícil a possibilidade de fraudes.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, 17 estados, além do Distrito Federal, já estão emitindo a nova carteira de identidade, totalizando quase 3 milhões de documentos emitidos. Para muitos cidadãos, como o analista financeiro Otávio de Andrade, essa mudança traz mais segurança, já que com apenas um número de documento não é mais possível fraudá-lo e, caso seja necessário fazer um novo documento, o número permanecerá o mesmo.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes