Delegado é detido após denunciar juiz por corrupção no interior do Amazonas; registros em vídeo

Compartilhe:
Delegado é detido após denunciar juiz por corrupção no interior do Amazonas; registros em vídeo
O delegado Régis Celeghini, responsável pela 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari, no Amazonas, foi preso após denunciar o juiz da cidade por corrupção. Durante uma inspeção na delegacia filmada pelo delegado, ele confrontou o magistrado e informou ter feito uma denúncia no Ministério Público contra ele. O juiz, constrangido, determinou a prisão do delegado.
As irregularidades denunciadas pelo delegado incluíam a presença de um preso condenado que usava um celular livremente na cela. O detento afirmou em depoimento gravado que o juiz tinha conhecimento e fornecia o aparelho. O delegado acusou o juiz de corrupção passiva, facilitação de entrada de telefone em estabelecimento prisional, favorecimento pessoal, facilitação de fuga de preso e improbidade administrativa.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas enviará uma equipe para investigar os fatos envolvendo o delegado e o juiz. O caso também será avaliado pela Procuradoria Geral de Justiça, pois a autoridade denunciada tem prerrogativas de foro.
O Tribunal de Justiça do Amazonas determinou a instauração de um Procedimento Administrativo sigiloso para investigar o juiz Jânio Takeda.