Delícias culinárias para curtir o carnaval: da tradicional feijoada ao saboroso arrumadinho piauiense e até uma opção vegana de lasanha para acompanhar a folia

Compartilhe:
Delícias culinárias para curtir o carnaval: da tradicional feijoada ao saboroso arrumadinho piauiense e até uma opção vegana de lasanha para acompanhar a folia
Um famoso estabelecimento em Olinda, conhecido como “Barraca sem nome”, tem como especialidades a macaxeira e o arrumadinho, considerados os pratos mais populares. Segundo a responsável pelo local, Ivanise Silva, esses são os alimentos favoritos dos estrangeiros que visitam pela primeira vez.
Outro vendedor, Lucas Laurentino, confirma a fama da macaxeira, afirmando que é o prato mais vendido no seu estabelecimento. Com opções de proteína como carne de sol, frango e calabresa.
Fernando Renan, servidor público e folião, também destaca a macaxeira como uma excelente fonte de sustância para aguentar o carnaval.
No cardápio de Olinda, além da macaxeira, são encontrados sabores típicos de várias regiões do Brasil, como o acarajé baiano e o açaí paraense. Existe ainda uma opção exclusiva do Piauí, o arrumadinho, que consiste em um prato feito com arroz chamado Maria Isabel, feijão tropeiro, salada de repolho e macaxeira frita.
O cozinheiro conhecido como Biu Baiano, que é natural de Teresina, ensina a receita do arrumadinho e explica que viaja pelo país passando temporadas em diferentes estados.
Dois foliões do Rio de Janeiro, Vinícius Jordão e Lúcio Flávio, aprovaram o arrumadinho piauiense e pretendem comer apenas essa opção durante o carnaval.
Apesar da popularidade do espetinho, a macaxeira ainda é a preferência dos consumidores, segundo o vendedor Davidson Lima, que também destaca o sucesso do Bobó de camarão.
A cozinheira Fátima Rosenilda inovou ao trazer uma opção de lasanha vegana para o carnaval de Olinda, que foi muito bem recebida pelos visitantes.
Além das comidas, as vendas de bebidas também são intensas durante o carnaval. A cachaça de jambu é uma opção muito popular, com preços variando entre R$ 10 e R$ 12. Essa bebida utiliza uma planta chamada jambu, que proporciona uma sensação de formigamento leve na boca.
No geral, há uma grande diversidade de opções gastronômicas e bebidas em Olinda para satisfazer todos os gostos, desde os tradicionais pratos regionais até opções veganas e drinks diferenciados.