Notícias | Descoberto o menor sapo do mundo no Brasil, do tamanho de um grão de feijão.

| Descoberto o menor sapo do mundo no Brasil, do tamanho de um grão de feijão. |

Descoberto o menor sapo do mundo no Brasil, do tamanho de um grão de feijão.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Descoberto o menor sapo do mundo no Brasil, do tamanho de um grão de feijão.

Uma espécie de sapo-pulga, chamada B. pulex, foi descoberta em 2011 na Reserva Serra Bonita, na Bahia. Estudos indicaram que a espécie é exclusiva do sul do estado, tendo sido encontrada também no Parque Nacional da Serra das Lontras, em Arataca.

Em 2019, os pesquisadores iniciaram um estudo sobre a espécie e descobriram que os sapos adultos do B. pulex são os animais com o menor comprimento total registrado, medindo entre 6,45 e 8,87 mm. As fêmeas são maiores do que os machos.

O zoólogo Iuri Ribeiro Dias, um dos autores do estudo, ressaltou a sua ligação especial com a espécie, já que participou de sua descrição durante o mestrado. Ele também destacou a dificuldade de encontrar os sapos-pulga na natureza devido ao seu tamanho diminuto e à sua habilidade de se camuflar no ambiente.

Antes do B. pulex, o menor anfíbio conhecido pela ciência era uma rãzinha da Papua-Nova Guiné, chamada Paedophryne amauensis, que media cerca de 7,7 mm. A descoberta dos sapos-pulga desperta a curiosidade sobre as adaptações que permitiram que esses animais sobrevivessem em ambientes tão pequenos.

Os biólogos envolvidos na pesquisa esperavam descobrir o menor anfíbio do mundo e, ao conseguir mais exemplares da espécie, puderam entender melhor a variação de comprimento.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes