Notícias | Documentário rodado em Rondônia, intitulado ‘O Território’, recebe o prêmio Emmy 2023.

| Documentário rodado em Rondônia, intitulado ‘O Território’, recebe o prêmio Emmy 2023. |

Documentário rodado em Rondônia, intitulado ‘O Território’, recebe o prêmio Emmy 2023.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Documentário rodado em Rondônia, intitulado ‘O Território’, recebe o prêmio Emmy 2023.

O documentário “O Território” foi premiado na categoria de Mérito Excepcional na Produção de Documentários no Emmy, considerado o “Oscar da televisão”. Os protagonistas do documentário, Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivandeide Bandeira, conhecida como Neidinha, viajaram para receber o prêmio juntamente com os produtores Txai Suruí e Gabriel Uchida, e o diretor Alex Pritz. Bitaté expressou sua emoção ao segurar a famosa estatueta do Emmy, comentando que esse reconhecimento é a celebração de sua luta e dos povos indígenas, colocando Rondônia e os povos indígenas no topo. Neidinha ressaltou que a vitória destaca o compromisso da cinematografia em mostrar a batalha pela democracia em Rondônia e na Amazônia, dedicando o prêmio aos povos indígenas e ao Brasil.

O documentário, gravado em Rondônia e distribuído pela National Geographic, também concorreu nas categorias de “Cinematografia excelente para um programa de não-ficção” e “Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção”. O filme retrata a luta dos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau na defesa de suas terras, seguindo as histórias de Bitaté e Neidinha. Bitaté é um jovem líder que enfrenta o desmatamento ilegal, queimadas, invasões e grilagem, enquanto Neidinha é uma ativista que protege a floresta e os povos indígenas de Rondônia. O documentário também aborda a morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, um membro do grupo de monitoramento do povo indígena.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, onde as imagens foram gravadas, tem mais de 1,8 mil hectares e se estende por 12 municípios de Rondônia, com a maior parte localizada em Guajará-Mirim (RO) e São Miguel do Guaporé (RO). O documentário destaca os desafios enfrentados pela segurança da família de Neidinha devido ao seu trabalho de denúncia de crimes ambientais.

Uma das Terras Indígenas (TI) na região da Amazônia Legal que enfrentou mais ameaças de desmatamento em 2021 foi a Uru-Eu-Wau-Wau, localizada em Rondônia. Essa informação foi divulgada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que registrou um alto grau de desmatamento nos arredores da referida área. De acordo com os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), a TI Uru-Eu-Wau-Wau foi constantemente afetada pela pressão e ameaça de desmatamento ao longo dos meses de agosto de 2020 a julho de 2021. Embora não tenha mantido a primeira posição nos meses seguintes, a área sempre figurou entre as 10 mais atingidas.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes