Empresária do litoral de São Paulo leva marca nacional para ser apresentada na NY Fashion Week
Compartilhe:
Empresária do litoral de São Paulo leva marca nacional para ser apresentada na NY Fashion Week
Uma empreendedora e artesã de Guarujá, no litoral de São Paulo, teve uma peça de sua marca exposta em um desfile realizado durante a New York Fashion Week (NYFW), nos Estados Unidos. A peça escolhida foi uma puffer, descrita como “uma jaqueta fofinha” e feita à mão por uma equipe de mulheres artesãs da Baixada Santista, com tecidos africanos originais. O desfile, intitulado ‘Desfile da Diversidade’, reuniu peças de diversas empreendedoras brasileiras com o objetivo de incentivar pequenos negócios comandados por mulheres e destacar a moda brasileira. Esse é o segundo desfile internacional que conta com a marca Chinua, sendo o primeiro realizado na Colômbia em agosto de 2023.
A empreendedora Camila Araújo, formada em Gastronomia, iniciou a marca Chinua em 2015, quando estava em processo de transição capilar e não encontrava acessórios que a representassem. No início, ela revendia peças de outra marca menor, mas aos poucos começou a produzir peças exclusivas, pintando brincos em MDF. Apaixonada por tecidos africanos, Camila foi implementando os acessórios na marca, que passou a vender brincos, colares, anéis, turbantes, faixas e, posteriormente, roupas como as puffers.
A oportunidade de participar do desfile em Nova York surgiu após Camila participar de um festival na Colômbia, onde conheceu pessoas que a apresentaram a um e-commerce. A partir dessa conexão, ela conheceu a representante de uma empresa responsável pela curadoria do evento da NYFW, que selecionou a peça da marca Chinua. Para a empreendedora, o desfile é uma forma de tornar seu sonho de abrir uma loja no Aeroporto de Guarulhos, para que seus produtos sejam vistos por pessoas de todo o mundo, uma realidade.
Camila expressou sua felicidade e gratidão por ter sua peça escolhida e pela visibilidade que isso trará à sua marca, acreditando que assim como a Colômbia trouxe bons frutos, Nova York também trará. Para ela, o evento é uma vitrine importante para o trabalho das artesãs da Baixada Santista, e uma oportunidade de destacar a riqueza da moda brasileira em meio a milhares de especialistas do setor presentes na cidade de Nova York durante a NYFW.