Notícias | Entenda a presença das listras brancas no peito de frango e se é seguro para consumo

| Entenda a presença das listras brancas no peito de frango e se é seguro para consumo |

Entenda a presença das listras brancas no peito de frango e se é seguro para consumo


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Entenda a presença das listras brancas no peito de frango e se é seguro para consumo

Para os apaixonados por culinária, muitos vídeos nas redes sociais ensinam técnicas rápidas para remover as indesejáveis listras brancas dos peitos de frango. Porém, na realidade, isso não é necessário. Essas listras são uma combinação de fibras musculares e gordura presentes na ave, conhecidas como “white striping”.

De acordo com a pesquisadora Jane Peixoto, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, essas fibras musculares são abastecidas pela corrente sanguínea do frango. Por algum motivo desconhecido, a célula que gera o músculo acaba morrendo, resultando no acúmulo de gordura e tecido conjuntivo.

Apesar de afetar a aparência, o consumo dessas fibras não traz problemas, já que elas não são infecciosas. No entanto, a diferença mais importante para um peito que não possua essa fibra é na quantidade de gordura e proteína. Estudos de degustação revelam que consumidores preferem aves com mais “white striping”, provavelmente pela carne ficar mais saborosa devido à gordura presente. Além disso, visualmente, as carnes com tais fibras costumam ser mais amareladas, o que as torna mais atraentes para os consumidores.

Embora nem todas as causas das listras brancas sejam conhecidas pela ciência, o crescimento rápido do frango é uma das razões já identificadas. No Brasil, o uso de hormônios na produção de frangos é incomum devido aos altos custos, o que impediria a venda das aves a preços de mercado. A indústria está focando em controlar melhor a alimentação das aves para evitar o desgaste dessas fibras musculares e reduzir a velocidade de crescimento.

Outro fator que impulsionou o crescimento rápido das aves é a seleção de aves com genética que favorece essa característica, feita ao longo das gerações por pesquisadores e avicultores. Infelizmente, é difícil reverter esse processo agora, pois uma produção mais lenta poderia não atender à demanda do mercado.

Embora casos de músculos distendidos possam levar ao surgimento das listras brancas, segundo a pesquisadora, isso representa uma minoria dos casos observados.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes