Notícias | Entenda o mistério do filamento branco encontrado no ovo cru: desvendando o equívoco do cordão umbilical.

| Entenda o mistério do filamento branco encontrado no ovo cru: desvendando o equívoco do cordão umbilical. |

Entenda o mistério do filamento branco encontrado no ovo cru: desvendando o equívoco do cordão umbilical.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Entenda o mistério do filamento branco encontrado no ovo cru: desvendando o equívoco do cordão umbilical.

Você já reparou em um fio branco entre a gema e a clara de um ovo quando o quebra? Esse fio é chamado de chalaza e tem a função de manter a gema ou o embrião (em ovos fertilizados) centralizados. A chalaza não é exclusiva de ovos de galinha, podendo ser encontrada em ovos de outras espécies, como codornas.

A chalaza é importante para evitar que, durante o desenvolvimento do pintinho, ele se desloque para um dos polos do ovo, prejudicando seu crescimento e nascimento. Mesmo em ovos não fertilizados, a chalaza ajuda a posicionar a gema de forma centralizada, protegendo-a contra impactos mecânicos.

A chalaza é rica em proteínas, podendo ser consumida. Ela possui uma composição nutritiva semelhante à clara do ovo. Além disso, a presença de uma chalaza mais preservada indica que o ovo está fresco, com tempo de prateleira recente.

É importante destacar que, se houver manchas vermelhas no ovo, essas não são chalazas. As manchas vermelhas podem ser sangue originado em pequenos vasos sanguíneos durante a formação do ovo. Embora não signifique que o ovo esteja estragado, é recomendado cozinhá-lo antes do consumo para garantir a segurança alimentar.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes