Notícias | Estiagem na Bahia leva quase 200 municípios a decretar situação de emergência

| Estiagem na Bahia leva quase 200 municípios a decretar situação de emergência |

Estiagem na Bahia leva quase 200 municípios a decretar situação de emergência


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Estiagem na Bahia leva quase 200 municípios a decretar situação de emergência

Um agricultor da zona rural de Feira de Santana, na Bahia, relata as dificuldades enfrentadas devido à escassez de chuvas. A falta de água tem causado a morte de animais e a perda de produção de milho em algumas regiões. Cerca de 200 municípios baianos estão em situação de emergência por causa da seca, afetando aproximadamente 2 milhões de pessoas.

No entanto, a situação ainda não preocupa os moradores das áreas urbanas do estado, pois os reservatórios que abastecem a capital, Salvador, e região metropolitana operam com 90% de sua capacidade. Porém, em outras partes do estado, os sistemas de abastecimento já estão sofrendo com a falta de chuva.

Diante desse cenário, o governo da Bahia anunciou um plano emergencial que inclui distribuição de cestas básicas e isenção de taxas para permitir que as prefeituras enviem caminhões-pipa para as áreas afetadas. A empresa de saneamento do estado também teve que recorrer a outro reservatório para evitar a falta de água em uma cidade do sudoeste baiano.

Apesar de controlada por enquanto, a situação exige monitoramento contínuo, pois as barragens e reservatórios dependem da vazão dos mananciais para abastecer as cidades.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes