Notícias | Estudantes sem atividades educativas em Salvador

| Estudantes sem atividades educativas em Salvador |

Estudantes sem atividades educativas em Salvador


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Estudantes sem atividades educativas em Salvador

Na manhã desta segunda-feira, as sirenes das escolas em Salvador foram acionadas devido ao Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil da cidade ter sido ativado nos bairros do Calabetão, Bom Juá, Capelinha, Liberdade e Lobato. Os moradores foram orientados a evacuar as áreas devido ao risco de deslizamentos de terra e desabamentos causados pelo mau tempo.

No total, seis escolas municipais foram afetadas, com um número significativo de alunos: Escola Municipal Eufrosina Miranda no Lobato com 621 alunos, Escola Municipal Leovícia Andrade no Calabetão com 515 alunos, Escola Municipal ACM no Bom Juá com 385 alunos, Escola Municipal Pirajá da Silva na Liberdade com 375 alunos, Escola Municipal Carvalho Guedes na Capelinha com 330 alunos e Escola Municipal Coração de Jesus no Lobato com 156 alunos.

O acionamento do sistema ocorreu devido ao acumulado de chuvas atingir 150mm em 72h, representando um perigo iminente de deslizamentos e desabamentos. Após o alerta sonoro, os moradores receberam instruções para se dirigirem a locais seguros e de apoio.

Na mesma manhã, Salvador registrou nove deslizamentos de terra, sendo cinco na região central. Um desses deslizamentos atingiu parte do prédio da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) no Vale dos Barris, com veículos soterrados, mas sem feridos. Outros deslizamentos também ocorreram em diferentes regiões da cidade, exigindo evacuações e avaliações da Defesa Civil.

Os altos índices de chuvas também causaram alagamentos em diversos bairros, como Barra, Avenida Centenário e Itapuã. Além disso, foram registradas quedas de árvores em pontos estratégicos da cidade durante a madrugada, resultando em transtornos no trânsito e danos na estrutura urbana.

Na manhã de segunda-feira, uma árvore caiu parcialmente ocupando a pista na Avenida Garibaldi, em Salvador. Outro incidente envolveu parte de uma árvore que bloqueou a passagem de veículos na ladeira do Pinicão, entre as Cajazeiras 5 e 10, sendo removida por volta das 7h. Além disso, uma terceira árvore caiu no bairro de Cajazeiras, também na capital baiana.

O nível de alerta máximo foi decretado em Salvador devido às fortes chuvas, com acumulação acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. Sirenes foram acionadas nas áreas de Vila Sabiá e Baixa do Cacau. A população foi alertada a ligar para o 199 em caso de risco ou ocorrências.

A travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa no domingo devido às más condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, com a possibilidade de retomada das operações dependendo da melhoria das condições. Já a Coordenação de Táxis e Transportes Especiais suspendeu atendimentos devido ao deslizamento de um barranco na região dos Barris, com previsão de retomada após reparos nas redes.

No último domingo, fortes chuvas impactaram a capital baiana, resultando em desabamentos e alagamentos, inclusive na Região Metropolitana de Salvador. Em Camaçari, a intensidade do vento causou danos em estabelecimentos na praça da Gleba B. Em Pojuca, ruas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela água, além de um posto onde ocorreu um desabamento. A Defesa Civil local prestou assistência às famílias afetadas, disponibilizando auxílio social e abrigos.

Em Lauro de Freitas, moradores do bairro Portão enfrentaram alagamentos devido à água acumulada nas ruas. Na cidade de Vera Cruz, a maré invadiu a orla de Cacha Pregos, causando preocupação entre os moradores. Outros municípios da região também foram afetados pelas condições climáticas adversas.

Ao longo do dia seguinte, a previsão do tempo para Salvador e cidades da RMS indicava muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva isoladas, com temperaturas variando entre 24°C e 30°C. O índice de umidade se mantinha alto, atingindo 100% em diversas localidades como Lauro de Freitas, Camaçari, Pojuca e Vera Cruz, entre outras.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes