Notícias | Estudo aponta que 12% de cidade turística do litoral paraibano está em risco de afundamento devido à erosão costeira

| Estudo aponta que 12% de cidade turística do litoral paraibano está em risco de afundamento devido à erosão costeira |

Estudo aponta que 12% de cidade turística do litoral paraibano está em risco de afundamento devido à erosão costeira


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Estudo aponta que 12% de cidade turística do litoral paraibano está em risco de afundamento devido à erosão costeira

Um estudo realizado pelo professor Celso Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), revelou que o território da cidade de Conde está sofrendo com a perda de áreas devido à erosão costeira e ao aumento do nível do mar. Com base em dados coletados ao longo dos últimos 37 anos e projeções para o futuro, o estudo prevê que Conde pode perder até 12% de seu território. Imagens de satélite mostraram que praias como Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Coqueirinho, Arapuca e Tambaba já perderam cerca de 27 cm de território por ano desde 1985. Isso equivale a aproximadamente 9 metros de área perdida desde então.

Com base nas informações históricas, o estudo fez projeções para o futuro levando em consideração diferentes cenários de aumento do nível do mar. Segundo as projeções, se o nível do mar subir entre 1 e 10 metros até 2042, a bacia de estudo em Conde poderá perder de 0,36 km² a 20,07 km² de território. O professor Celso destaca que esses números não calculam o aumento real do nível do mar, mas sim os possíveis impactos que esse aumento poderia ter na costa paraibana.

As causas do aumento do nível do mar são o derretimento das calotas polares e dos glaciares, além da expansão térmica dos oceanos devido ao aquecimento global, que é impulsionado pelas emissões de gases de efeito estufa causadas pelas atividades humanas. Se o nível do mar continuar a subir, além da perda de território, haverá outros problemas como intrusões de água salgada em lençóis freáticos, impactos em ecossistemas costeiros e marinhos, aumento do risco de inundações e tempestades costeiras, e deslocamento de comunidades costeiras.

O professor ressalta que a subida gradual do nível do mar e a perda de território costeiro não são fenômenos novos e que outras cidades ao redor do mundo também enfrentam esses desafios. O estudo da UFPB, que foi publicado na revista científica Internacional Science of The Total Environment, contribui para a compreensão desses problemas e é um alerta para a necessidade de ações para mitigar os impactos do aumento do nível do mar.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes