Notícias | Estudo de viabilidade será realizado para o projeto de VLT ligando Curitiba a São José dos Pinhais

| Estudo de viabilidade será realizado para o projeto de VLT ligando Curitiba a São José dos Pinhais |

Estudo de viabilidade será realizado para o projeto de VLT ligando Curitiba a São José dos Pinhais


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Estudo de viabilidade será realizado para o projeto de VLT ligando Curitiba a São José dos Pinhais

Um projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está ganhando destaque em Curitiba e São José dos Pinhais. A ideia é substituir os ônibus expressos do Eixo Boqueirão pelo VLT, estendendo a linha até o Aeroporto Afonso Pena e o Terminal Central de São José dos Pinhais, além de ampliar o corredor até o Museu Oscar Niemeyer, totalizando 21,5 km de extensão.

O VLT é uma opção mais ágil de transporte, mais leve que um trem e com baixo nível de ruído. A proposta é adaptar as canaletas exclusivas de ônibus para o sistema sobre trilhos. Além disso, está em estudo a possibilidade de estender o trajeto até o terminal do Santa Cândida, passando pelos terminais Cabral e Boa Vista, aumentando o percurso para 26 km.

Com previsão de leilão da concessão em setembro de 2025, estima-se um investimento total de R$ 2,5 bilhões. O diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná destaca a integração e o reaproveitamento da infraestrutura existente como pontos fortes do projeto, que pretende fortalecer a Rede Integrada de Transporte.

O projeto de implantação do VLT foi oficializado com a assinatura de um convênio entre o BNDES, o Governo do Estado e as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais. O banco destinará recursos para os estudos de viabilidade, coordenados por um consórcio, com a previsão de entrega da nova modelagem no primeiro trimestre do próximo ano.

A substituição dos ônibus expressos pelos trilhos do VLT promete trazer melhorias significativas para o transporte na região, com um aumento estimado de cerca de 30% no número de passageiros transportados logo no primeiro ano de implementação do projeto.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes