Notícias | Explorando as Possibilidades Espaciais em 2024

| Explorando as Possibilidades Espaciais em 2024 |

Explorando as Possibilidades Espaciais em 2024


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Explorando as Possibilidades Espaciais em 2024

Ao completar um ano dos ataques golpistas que ocorreram em 8 de janeiro, o documentário “8/01 – A Democracia Resiste” traz imagens e depoimentos exclusivos narrando a tensão desse momento. O presidente Lula classifica as invasões de apoiadores de Bolsonaro como o “ato de vandalismo mais forte que já aconteceu neste país”.

O documentário mostra como o governo respondeu ao golpismo que afetava a Praça dos Três Poderes. Julia Duailibi, diretora do documentário, destaca a gravidade do momento e como a democracia sobreviveu a essa tentativa golpista. Ela relata o grau de tensão entre civis e militares e como as ordens funcionaram, com todas as instituições da República dando uma resposta para a manutenção da democracia.

No documentário, Julia também relata o momento em que o presidente Lula é informado das invasões e a reação do alto comando da República diante da tentativa de golpe. Ela descreve os momentos decisivos em que Lula e seus ministros decidiram adotar uma intervenção federal na Segurança do Distrito Federal para desmobilizar o acampamento golpista.

Oscar Vilhena, professor de Direito Constitucional da FGV, destaca que um ano depois, é um motivo de comemoração o fato de a democracia estar de pé. Ele ressalta a preocupação com setores que foram desleais com a democracia, lembrando a regra básica da democracia: “Quem perde, a eleição vai para casa”.

O documentário busca mostrar o que ninguém viu e evidenciar a forma como o governo lidou com a tentativa de golpe. Com imagens e depoimentos exclusivos, ele narra a tensão do momento e ressalta a importância das instituições e da manutenção da democracia.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes