Explorando os Benefícios Terapêuticos dos Psicodélicos: Pesquisas em Destaque
Compartilhe:
Explorando os Benefícios Terapêuticos dos Psicodélicos: Pesquisas em Destaque
Recentemente, tem sido observado um aumento significativo nos estudos sobre substâncias psicodélicas, como psilocibina, DMT e MDMA, que estão sendo investigadas para tratar problemas de saúde mental. A FDA dos Estados Unidos está considerando aprovar o uso dessas substâncias para tratamentos até agosto deste ano, devido aos resultados promissores obtidos.
Nas décadas de 1950 e 1960, estudos com psicodélicos para transtornos mentais mostraram progresso, mas o consumo recreativo por jovens levou à proibição total dos psicodélicos nos EUA pelo presidente Nixon. Essa proibição retardou o avanço das pesquisas por muitos anos. No entanto, a partir dos anos 2000, houve um ressurgimento no interesse por essas substâncias, conhecido como “Renascença Psicodélica”, com o objetivo de enfrentar o aumento dos problemas de saúde mental.
Para discutir o andamento das pesquisas e as restrições regulatórias no Brasil, Natuza Nery entrevistou o físico e neurocientista Dráulio Araújo, membro do Instituto do Cérebro da UFRN, e o neurocientista Eduardo Schenberg, pesquisador na University College London e fundador do Instituto Phaneros.
O podcast “O Assunto” é produzido por uma equipe composta por Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski, com apresentação de Natuza Nery.