Notícias | Formanda surdocega em pedagogia em Jaboticabal, SP, almeja carreira na área educacional para compartilhar conhecimento adquirido.

| Formanda surdocega em pedagogia em Jaboticabal, SP, almeja carreira na área educacional para compartilhar conhecimento adquirido. |

Formanda surdocega em pedagogia em Jaboticabal, SP, almeja carreira na área educacional para compartilhar conhecimento adquirido.


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Formanda surdocega em pedagogia em Jaboticabal, SP, almeja carreira na área educacional para compartilhar conhecimento adquirido.

Uma pessoa chamada Janaína Iwanaga recentemente concluiu seu curso de pedagogia em uma faculdade particular em Jaboticabal (SP) e expressa gratidão pela ajuda que recebeu ao longo de sua jornada até a graduação. Janaína tem surdocegueira, uma deficiência que afeta sua visão e audição, e usa a língua de sinais tátil para se comunicar. Ela reconhece que, sem o apoio que teve, seria difícil alcançar seus objetivos.

Janaína agradece seus pais, professores e, especialmente, sua intérprete, que a acompanhou durante todo o curso. Ela deseja retribuir ensinando pessoas com a mesma deficiência que ela possui. Janaína destaca as dificuldades de ser surdocega e a necessidade de aprendizado e acessibilidade para inclusão. Seu objetivo é compartilhar o conhecimento que adquiriu no futuro.

A mãe de Janaína, Ana Maria, está muito orgulhosa de suas conquistas. Ela acompanhou a filha em todos os momentos, através dos desafios e das dificuldades. Embora não tenha tido a mesma oportunidade de estudar, Ana Maria sempre esteve presente para ajudar no que fosse necessário e continuará apoiando Janaína.

Em uma entrevista, Janaína revelou que sempre quis fazer pedagogia para poder ensinar pessoas surdocegas. Ela pretende romper barreiras e mostrar o quão longe eles podem chegar. Janaína acredita que muitas pessoas têm uma visão equivocada da realidade das pessoas surdocegas, imaginando que elas fiquem isoladas em casa, mas é possível que tenham a oportunidade de aprender e continuar crescendo.

Daiane Venteu, professora-orientadora de Janaína, acompanhou-a durante todo o processo de graduação e ficou emocionada com seu desenvolvimento ao longo do curso. Ela destaca a força de vontade de Janaína para superar as dificuldades e como isso a inspirou a continuar ensinando. Daiane também criou um mapa tátil para ajudar Janaína a se locomover pela faculdade com autonomia.

A diretora-presidente da faculdade, Gislene Martins Duarte, investiu em tornar o prédio acessível e inclusivo em todos os aspectos, não apenas para Janaína, mas também para futuros estudantes com deficiências semelhantes. Ela enfatiza a importância de proporcionar um ambiente adequado para que todos possam alcançar seu potencial.

Neste artigo, discutiremos sobre a importância da inclusão e adaptação de prédios para acessibilidade. O objetivo principal é garantir a participação plena e igualitária de todas as pessoas em atividades educacionais. É essencial que os educadores estejam preparados para lidar com a inclusão, oferecendo um ambiente acolhedor e propício para o aprendizado.

Além disso, é crucial que as instituições de ensino adotem medidas para tornar seus prédios acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Isso implica em realizar adaptações estruturais, como rampas de acesso, barras de apoio e corredores largos o suficiente para cadeiras de rodas.

Além da acessibilidade física, é importante que a inclusão também seja abordada no currículo escolar. Disciplinas que tratem da temática da inclusão ajudam a conscientizar os alunos sobre a importância de respeitar e acolher as diferenças.

Além disso, é fundamental que as escolas desenvolvam projetos político-pedagógicos que estejam em consonância com o princípio da inclusão. Esses projetos devem ser elaborados de maneira a abraçar a diversidade e garantir que todas as pessoas sejam incluídas no processo educacional de forma plena e igualitária.

Ao compreendermos que educar é um ato de amor à humanidade, percebemos que é impossível educar alguém sem incluir. A educação deve ser destinada a todos, sem exceção. Isso significa que as pessoas com deficiência também devem ser inseridas no ambiente educacional, recebendo todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Em suma, a inclusão e adaptação de prédios para acessibilidade são pilares fundamentais para a construção de uma educação igualitária e acolhedora. É responsabilidade de educadores e instituições de ensino garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de suas limitações físicas ou quaisquer outras diferenças.






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