Notícias | Fortalecimento das medidas de proteção aos animais silvestres no oeste do Pará pela distribuidora de energia

| Fortalecimento das medidas de proteção aos animais silvestres no oeste do Pará pela distribuidora de energia |

Fortalecimento das medidas de proteção aos animais silvestres no oeste do Pará pela distribuidora de energia


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Fortalecimento das medidas de proteção aos animais silvestres no oeste do Pará pela distribuidora de energia

Para garantir a segurança dos animais e evitar riscos de vida, a distribuidora de energia Equatorial Pará tem implementado medidas protetivas em áreas onde a circulação de animais é constante. No distrito de Alter do Chão, situado a 37km de Santarém, no oeste paraense, foram realizadas melhorias nos condutores de média tensão, a fim de proteger os animais quando entram em contato com os cabos de energia.

A região é cercada por florestas, o que faz com que a presença de animais nas áreas urbanas seja comum. Por isso, os circuitos elétricos são inspecionados regularmente em pontos mais sensíveis para identificar possíveis fragilidades e defeitos, explica Leandro Martins, gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará.

Além disso, a empresa realiza podas periódicas de árvores, não apenas para evitar que os galhos entrem em contato com a rede elétrica, mas também para afastar os animais. Somente no ano de 2023, foram realizadas 26.715 podas de árvores na região oeste do estado, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões. A distribuidora também implementa protetores e mantas estrategicamente posicionados para reduzir o contato direto com pontos energizados da rede.

A área de Meio Ambiente da distribuidora acompanha de perto todo esse trabalho. Larisse Pires, bióloga responsável, destaca que a preocupação com os animais está presente em vários programas da empresa. A preservação do meio ambiente e a prevenção do risco de eletrocussão de animais silvestres são prioridades para a Equatorial Pará.

Macacos, aves, guaribas, bichos-preguiças e cobras são os animais mais comumente encontrados na fiação elétrica, já que a cidade de Alter do Chão cresceu próxima a áreas de floresta urbana. O objetivo da distribuidora é eliminar completamente os riscos para os animais, e para isso, um esforço intenso é feito para minimizá-los.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes