G1 não publicou que Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para Elon Musk entregar passaporte: é boato.
Compartilhe:
G1 não publicou que Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para Elon Musk entregar passaporte: é boato.
Uma montagem falsa circula nas redes sociais, deturpando o título de uma reportagem real que noticiava a investigação do bilionário Elon Musk por ordem do ministro Alexandre de Moraes. O conteúdo falso alega que o ministro teria dado prazo para Musk entregar seu passaporte e a chave do foguete SpaceX à polícia federal, o que não é verdade.
O print falso se espalhou em meio ao noticiário legítimo sobre as ações do ministro do Supremo Tribunal Federal, que reagiu às ameaças e críticas do empresário Musk. O bilionário, dono de uma rede social e de uma empresa aeroespacial, questionou publicamente as decisões de Moraes e chegou a ameaçar reativar perfis de usuários bloqueados pela Justiça.
A reação de Moraes foi incluir Musk nas investigações já em curso sobre milícias digitais, responsáveis por disseminar informações falsas e ódio nas redes sociais com o intuito de desestabilizar as instituições democráticas. Além disso, o ministro ordenou que a rede social do empresário respeite as decisões judiciais brasileiras e estabeleceu uma multa para cada perfil reativado irregularmente.