Histórias marcantes que agitaram o Paraná em 2023: de casamentos com adolescentes a apreensão de ovos em sutiãs
Compartilhe:
Histórias marcantes que agitaram o Paraná em 2023: de casamentos com adolescentes a apreensão de ovos em sutiãs
O ano de 2023 foi marcado por diversos acontecimentos notáveis no Paraná. Relembraremos alguns deles:
No mês de janeiro, uma paranaense chamada Jucimara Fausto dos Santos teve a oportunidade de subir a rampa do Palácio da Alvorada ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jucimara, que é cozinheira, contou que durante a Vigília Lula Livre em Curitiba, produziu muitos pães para o presidente, e até compartilhou a receita famosa. Ela se tornou uma das representantes do povo brasileiro durante a posse de Lula.
No mês de fevereiro, pinturas rupestres com representações inéditas de araucárias foram encontradas em Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais. Pesquisadores das universidades de Ponta Grossa e Federal do Paraná analisaram as pinturas, que mostraram a presença de 13 araucárias e 20 figuras humanas. Essas pinturas foram preservadas ao longo dos anos pela própria natureza.
Em março, a história de um menino de oito anos que fingiu não acordar para evitar ir à escola chamou a atenção. A mãe do garoto, em desespero, chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maringá. Porém, logo no primeiro contato, o médico percebeu que o menino estava bem, pois ele franziu as sobrancelhas ao toque do médico.
No mês de abril, o casamento do prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, com uma adolescente de 16 anos foi alvo de grande destaque na mídia nacional. O casamento ocorreu quatro dias após a jovem completar a idade legal para formalizar a união. Além disso, o prefeito também nomeou sua sogra como secretária de Cultura e Turismo do município.
Em maio, um jovem de 22 anos chamado Rafael dos Santos Tosta compartilhou sua experiência após cair de um pêndulo de 20 metros de altura em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. Rafael decidiu “comemorar” seu divórcio saltando do pêndulo em uma lagoa formada em uma antiga pedreira. Ele contou que após o divórcio, estava vivendo uma fase de imprudência e falta de valorização da própria vida.
No mês de junho, o aeroporto de Foz do Iguaçu ficou fechado temporariamente devido a uma suspeita de bomba. Entretanto, após investigações, descobriu-se que o pacote suspeito era, na realidade, apenas um pacote de coxinhas. O incidente causou certo tumulto e preocupação entre os passageiros.
No mês de julho, um aeroporto em Foz do Iguaçu foi temporariamente fechado devido a uma suposta ameaça de bomba. Entretanto, a reviravolta surpreendente aconteceu quando foi descoberto que o objeto em questão era na verdade um pacote de coxinhas. Um passageiro foi preso pela Polícia Federal.
Em um leilão da Receita Federal, um lance de R$ 27,5 milhões por um Renault Kwid 1.0 chamou a atenção em julho. Porém, esse valor exorbitante foi considerado um erro de digitação e o leilão foi cancelado.
No mês de agosto, um fotógrafo em Curitiba transformou um ônibus em uma casa para hospedagem turística, gastando cerca de R$ 150 mil para essa inovação.
Em setembro, foi divulgado que a única múmia do Brasil estava em exposição no Museu Egípcio Rosacruz, em Curitiba. Especialistas utilizaram tecnologia de reconstrução facial 3D para revelar a aparência da múmia chamada “Tothmea”.
No mês de outubro, ovos de uma espécie desconhecida foram apreendidos no sutiã de uma passageira no aeroporto de Foz do Iguaçu. Após semanas de mistério, descobriu-se que os ovos eram de tucano-toco. Além disso, uma curitibana chamada Bibi Babydoll alcançou o topo das paradas musicais no Spotify da Ucrânia com uma de suas músicas.
No mês de novembro, fortes temporais causaram alagamentos em um cemitério no Paraná, gerando risco de contaminação ambiental.
O mês de novembro foi marcado por uma série de acontecimentos no estado do Paraná. Um dos pontos críticos foi o alagamento de diversas cidades, incluindo a área rural de Ponta Grossa, onde o cemitério de Uvaia ficou completamente submerso. Mais de 300 túmulos foram afetados, o que trouxe preocupações quanto à contaminação de poços, lençóis freáticos e solo.
Também em novembro, houve o reconhecimento da inocência dos quatro acusados pelo “Caso Evandro”, um crime que ocorreu na década de 1990. Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná votaram a favor da revisão criminal, absolvendo Beatriz Abagge, Davi dos Santos Soares, Osvaldo Marcineiro e Vicente de Paula Ferreira.
No mês seguinte, dezembro, o g1 Paraná trouxe uma história inspiradora sobre a vida no campo. Fabiana Gegin, uma jovem agricultora, ganhou destaque na internet ao compartilhar a rotina simples e o trabalho árduo com seus mais de 700 mil seguidores. Ela ficou conhecida como “Fatha, a Colona”.
Também em dezembro, o g1 Paraná noticiou a morte de Pedro Domingos do Prado, conhecido como Pedrinho, que foi a inspiração para o hit “Acorda, Pedrinho”, da banda Jovem Dionísio. Pedro foi encontrado morto em um quarto de hotel.