Hospital das Clínicas no ES oferece atendimento especializado para vítimas de violência sexual, contando com profissionais de diferentes áreas.
Compartilhe:
Hospital das Clínicas no ES oferece atendimento especializado para vítimas de violência sexual, contando com profissionais de diferentes áreas.
Vítimas de violência sexual encontram apoio em um projeto gratuito oferecido dentro de um hospital universitário. O Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pavivis) funciona 24 horas e oferece atendimento psicológico e assistência social. O programa está localizado em um prédio separado do hospital para garantir privacidade.
O Pavivis conta com uma equipe formada por professoras, estudantes extensionistas e estagiários, além de profissionais externos à universidade. A equipe médica inclui ginecologistas, obstetras, uma médica psiquiatra, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais.
Os profissionais encorajam as vítimas a denunciarem a violência e fazerem o registro na polícia, mas o registro não é obrigatório para receber atendimento no Pavivis. As vítimas podem procurar o programa antes de ir à delegacia. O atendimento urgente é realizado pelos plantonistas na maternidade, enquanto os demais serviços são oferecidos das 8h às 16h.
O paciente pode procurar diretamente o programa ou ser encaminhado por órgãos como delegacias especializadas, o Departamento Médico Legal (DML) ou outras instituições. Dados mostram que a maioria das vítimas atendidas pelo Pavivis no ano passado chegaram ao programa sem passar por nenhum outro órgão.
O perfil das vítimas atendidas pelo Pavivis destaca-se por ser predominantemente composto por mulheres entre 19 e 35 anos. No entanto, cerca de 40% dos atendimentos são a menores de idade. A maioria se declara parda e possui ensino fundamental ou médio. É importante ressaltar que os homens também são atendidos pelo programa.
Um dado preocupante é o perfil dos agressores, a maioria é conhecida ou possui vínculo familiar com as vítimas. As violências ocorrem principalmente dentro das próprias residências.