Influencer e personal trainer de 34 anos falece dois meses após entrada na fila para transplante de rim

Compartilhe:
Influencer e personal trainer de 34 anos falece dois meses após entrada na fila para transplante de rim
Um profissional de educação física, que descobriu durante a infância que nasceu com apenas um rim, enfrentou complicações de saúde em 2022, quando seu único órgão não estava funcionando corretamente. Ele iniciou o tratamento no final de 2023, mas acabou falecendo em janeiro de 2024.
O personal trainer entrou na fila de transplante de rim no final de 2023, ocupando a posição 70. O estado do Paraná contava com mais de 2.000 pessoas aguardando por um órgão na mesma época.
O profissional atuava em academias, possuía uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais e tinha especialização em nutrição esportiva. Além disso, ele participava de competições de fisiculturismo e trabalhava como modelo.
Ele era apaixonado por esportes e continuava treinando mesmo durante o tratamento, demonstrando sua determinação e amor pela atividade física.
Após receber o diagnóstico, ele passou a realizar diálise e entrou na lista de transplantes. Infelizmente, o transplante não aconteceu a tempo e o personal trainer veio a falecer em janeiro.
No Paraná, a fila de transplante de rim é extensa, com muitas pessoas aguardando por um órgão. Informações sobre como se tornar um doador são disponibilizadas pelo órgão de saúde do estado.
A conscientização sobre a doação de órgãos é essencial para salvar vidas e diminuir a lista de espera por transplantes nas regiões afetadas.
Um doador pode ajudar várias pessoas, seja através da doação de tendões ou de órgãos e tecidos. Para doações por pessoa falecida, pacientes diagnosticados com morte encefálica podem ser doadores de órgãos e tecidos, enquanto em casos de parada cardiorrespiratória, apenas tecidos podem ser doados. Já em relação aos doadores vivos, qualquer pessoa saudável pode doar um rim ou parte do fígado para um familiar próximo, até o 4º grau consanguíneo, sendo necessária autorização judicial para doações a indivíduos não relacionados.
Os órgãos doados são direcionados a pacientes que aguardam transplantes em uma lista de espera única, supervisionada pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e pelas Centrais Estaduais de Transplantes. O processo de doação envolve a autorização de familiares, categoriza diferentes tipos de doadores e explicam os trâmites envolvidos na doação.