Notícias | Inteligência artificial decifra pergaminhos carbonizados com 2 mil anos de idade, revelando seu conteúdo

| Inteligência artificial decifra pergaminhos carbonizados com 2 mil anos de idade, revelando seu conteúdo |

Inteligência artificial decifra pergaminhos carbonizados com 2 mil anos de idade, revelando seu conteúdo


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Inteligência artificial decifra pergaminhos carbonizados com 2 mil anos de idade, revelando seu conteúdo

Três jovens cientistas foram premiados no Desafio Vesúvio por utilizar inteligência artificial (IA) para decifrar passagens de pergaminhos de Herculano que foram carbonizados há aproximadamente 2 mil anos. O Desafio Vesúvio foi criado em 2023 para promover estudos sobre os pergaminhos danificados durante a erupção vulcânica na antiga cidade de Herculano, na Itália. Atualmente, esses pergaminhos estão armazenados em uma biblioteca em Nápoles, mas não podem ser abertos para evitar danos.

Os cientistas utilizaram tomografia computadorizada para escanear o papiro a fim de detectar a tinta nas páginas queimadas com a ajuda da IA e modelos de aprendizado de máquina. Embora a tecnologia não estivesse preparada para reconhecer letras do grego antigo, a IA combinou as informações capturadas pela tomografia computadorizada para reconstruí-las, possibilitando a leitura de cerca de 5% do primeiro pergaminho até o momento.

As análises iniciais revelaram que os pergaminhos contêm reflexões sobre música, alimentação e prazeres da vida. Os responsáveis pelo Desafio Vesúvio esperam avançar na leitura dos pergaminhos e estabelecer as bases para a leitura de todos os 800 que foram digitalizados.

Além disso, a Xiaomi apresentou na China o seu primeiro carro elétrico, enquanto Nova York iniciou os primeiros testes com “carros voadores”. Na gastronomia, uma sobremesa foi criada através da impressão em 3D.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes