Notícias | Irã critica ataque a Houthis no Iêmen e rebeldes prometem mais ataques a navios no Mar Vermelho

| Irã critica ataque a Houthis no Iêmen e rebeldes prometem mais ataques a navios no Mar Vermelho |

Irã critica ataque a Houthis no Iêmen e rebeldes prometem mais ataques a navios no Mar Vermelho


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Irã critica ataque a Houthis no Iêmen e rebeldes prometem mais ataques a navios no Mar Vermelho

Uma operação militar foi realizada contra os Houthis no Iêmen após o grupo rebelde lançar uma série de ataques a navios comerciais em protesto à guerra em Gaza. Os rebeldes são aliados do Hamas e têm o apoio do Irã.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã considerou os bombardeios dos Estados Unidos e do Reino Unido uma violação da soberania e integridade territorial do Iêmen, além de violarem leis e direitos internacionais.

O governo dos Estados Unidos afirmou que a operação contra os Houthis visa diminuir sua capacidade de ataque no Mar Vermelho e também acusou o Irã de envolvimento nos recentes ataques dos rebeldes na região.

A Rússia solicitou uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir o bombardeio. Isso aumenta o alerta para a possibilidade de o conflito entre Israel e o Hamas se estender para outros territórios do Oriente Médio.

Os EUA e o Reino Unido conduziram a operação militar utilizando submarinos, navios e aeronaves, atingindo alvos militares dos Houthis, incluindo instalações com drones, mísseis e radares de vigilância.

Esses foram os primeiros bombardeios contra os rebeldes desde que eles começaram a atacar navios comerciais no Mar Vermelho em 2023. Os Houthis, apoiados pelo Irã, intensificaram seus ataques como forma de protesto contra a guerra em Gaza e também controlam partes do Iêmen.

Desde novembro passado, foram registrados pelo menos 27 ataques realizados pelo grupo rebelde contra navios na região. Esses ataques perturbaram o comércio internacional na principal rota entre Europa e Ásia, representando cerca de 15% do tráfego marítimo mundial. Algumas empresas de transporte marítimo suspenderam operações, optando pela rota mais longa ao redor da África.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes