Notícias | Jovem afro-descendente acusado de crime de injúria racial contra cidadão italiano em Alagoas

| Jovem afro-descendente acusado de crime de injúria racial contra cidadão italiano em Alagoas |

Jovem afro-descendente acusado de crime de injúria racial contra cidadão italiano em Alagoas


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Jovem afro-descendente acusado de crime de injúria racial contra cidadão italiano em Alagoas

Um italiano apresentou uma queixa-crime depois de se sentir ofendido pelo uso do termo “cabeça europeia escravagista”. O processo está em andamento na 1ª Vara de Coruripe. Segundo a lei nº 14.532/2023, o crime de injúria racial ocorre quando uma ofensa atinge a dignidade de uma pessoa ou de grupos minoritários por sua raça, cor ou etnia.

A defesa do réu, que faz parte do Núcleo de Advocacia Racial do Instituto Negro de Alagoas (INEG-AL), argumenta que a injúria racial só ocorre quando a vítima faz parte de grupos minoritários, o que não se aplica a um homem branco de origem europeia.

O advogado enfatizou que o tratamento discriminatório é direcionado a pessoas ou grupos historicamente marginalizados e que o italiano não se enquadra nessa categoria. Ele ressaltou que, ao chegar ao país, o italiano é recebido com privilégios, confiança e é visto como uma pessoa honesta.

Embora já houvesse uma relação prévia entre os dois homens, envolvendo negócios e vínculo familiar (o italiano foi casado com uma tia do homem negro), a denúncia de injúria racial foi apresentada pelo italiano.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes