Notícias | Licitação é aberta em Piracicaba para a criação de ciclovia próxima ao Engenho Central.

| Licitação é aberta em Piracicaba para a criação de ciclovia próxima ao Engenho Central. |

Licitação é aberta em Piracicaba para a criação de ciclovia próxima ao Engenho Central.


REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO

Compartilhe:



Licitação é aberta em Piracicaba para a criação de ciclovia próxima ao Engenho Central.

A prefeitura de Piracicaba abriu uma licitação para a construção de uma ciclovia de 5,1 km na região do Engenho Central. Essa será a primeira parte do projeto de uma ciclovia maior, chamada Riverside, que terá no total 36 km, conectando os bairros Jupiá e Monte Alegre. A ciclovia também será uma ligação entre o Engenho Central e a Ponte do Morato, no final da Avenida Juscelino Kubistschek.

As propostas para a licitação podem ser enviadas online, por meio de um sistema específico, até 16 de fevereiro, que é a data de abertura das propostas e início da fase de lances. O valor estimado para a construção é de R$ 4.560.775,41 e será financiado pelo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) em parceria com a Caixa Econômica Federal. O prazo para a execução da obra é de seis meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço.

O trecho que está em licitação começa na Ponte do Morato e passa por áreas de vegetação, até chegar na passarela Estaiada. Neste ponto, será criada uma área de contemplação com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço para food truck. A ciclovia continua no Engenho Central, passando pelo Parque do Mirante, Avenida Dr. Maurice Allain, Avenida Barão de Serra Negra e Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira. A largura da ciclovia será de 2,50 metros.

De acordo com a prefeitura, as melhorias nos espaços públicos buscam promover segurança viária e mobilidade ativa, com o objetivo de tornar esses espaços acolhedores e propícios ao desenvolvimento cognitivo da população, que transita entre casa, trabalho, escola e lazer.

No final do ano passado, foi sancionado e publicado o novo Plano de Mobilidade Urbana de Piracicaba. Esse plano tem como objetivo planejar ações de curto, médio e longo prazo para as ruas e avenidas da cidade. O plano determina cinco eixos principais: incentivo ao transporte não-motorizado, melhoria do transporte coletivo, educação e redução de acidentes, reestruturação do Anel Rodoviário e do Sistema Viário, e transporte de carga e PGT’s.

No eixo do transporte não-motorizado, o plano estabelece que a prefeitura deve incentivar e implantar o uso de bicicletas, por meio da criação de um sistema cicloviário municipal com rotas estruturantes que conectem vários pontos da cidade.

Com essas ações, Piracicaba busca melhorar sua mobilidade urbana, promovendo meios de transporte sustentáveis e seguros para a população.






Recomendamos


Churraclean

Churraclean

Redsilver

Redsilver

Outras Notícias





Mais Recentes