Lula aposta em expansão do acesso ao crédito e redução das taxas de juros para impulsionar o crescimento econômico até 2024
Compartilhe:
Lula aposta em expansão do acesso ao crédito e redução das taxas de juros para impulsionar o crescimento econômico até 2024
Com a expectativa de mais crédito e juros mais baixos, o ex-presidente Lula acredita que o crescimento da economia pode superar as previsões do mercado. Enquanto as estimativas atuais para este ano estão em torno de 1,5%, o Banco Central prevê 1,7% e a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aposta em algo em torno de 2%. No entanto, Lula quer ir além, contando com o aumento do salário mínimo e a liberação de precatórios para impulsionar ainda mais a economia.
Além disso, o ex-presidente Lula também enfrenta desafios políticos, como a possibilidade de a Medida Provisória ser devolvida, o que poderia prejudicar as medidas tomadas pelo ministro Haddad no final do ano passado, como a reoneração da folha de pagamento, limite para compensação de créditos tributários e redução de incentivos fiscais para o setor de eventos.
Em relação a uma possível reforma ministerial, Lula considerou fazer mudanças na equipe, mas teme desencadear uma disputa entre os partidos na base aliada pelo aumento de espaço no governo, especialmente dos partidos do Centrão, como Progressistas e Republicanos.